Rio Tubarão e Complexo Lagunar

CT de Educação Ambiental e Comunicação do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar define próximas ações Destaque

29/08/2023

Além de debaterem sobre a realização de um diagnóstico socioambiental, membros também colocaram em pauta iniciativas em alusão ao Dia do Rio

A Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas realizou nova reunião para traçar iniciativas que contemplem à comunidade e evidenciem a importância do cuidado com os recursos hídricos. No quarto encontro de 2023, os membros verificaram as demandas para os próximos meses, entre elas ações em alusão ao Dia do Rio. Além disso, ficou definido que o diagnóstico socioambiental  no território da bacia, inicialmente previsto para este ano, será realizado no próximo ano.

Com o intuito de mobilizar a sociedade e trazer olhares para conservação e preservação dos recursos naturais, a Câmara Técnica também colocou em pauta possíveis atividades que podem ser desenvolvidas em novembro. A ideia, conforme a coordenadora da CT e membro suplente do Comitê pelo IMA-SC, Vanessa Matias Bernardo, é comemorar a Semana da Bacia do Rio Tubarão, entre os dias 20 e 24 do mês. “Queremos tratar de temas ambientais relevantes para que as pessoas se conscientizem”, destaca.

Projeto para 2024

Uma das metas da Câmara Técnica é a aplicação de um formulário socioambiental em escolas, prefeituras, câmaras de vereadores e para o público em geral. O objetivo do diagnóstico é avaliar a evolução do assunto nos diversos âmbitos para que o órgão possa traçar ações mais estratégicas e assertivas. Assim sendo, a expectativa, como reforça Vanessa, é alcançar um público participante de 10 mil pessoas. “A Entidade Executiva colocou-se à disposição para auxiliar no que for necessário para que esse diagnóstico possa ser realizado e definimos que este será um dos projetos do Comitê para o ano de 2024”, completa.

Participaram da reunião representando o ProFor Águas Unesc, o coordenador técnico do projeto, José Carlos Virtuoso, a técnica em Gestão Ambiental, Ana Paula de Matos, e a técnica em Gestão Hídrica, Fernanda Dagostin Szymanski. Além disso, também estiveram presentes representantes da Polícia Militar Ambiental no Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Stéfani Marcelino Souza; da Paulatinamente Educação Ambiental, Paula Tonon Bittencourt; e da Diamante Energia, Heloise Oliveira.