Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar visita prefeitura de Capivari de Baixo Destaque

24/08/2023

Encontro, nesta terça (22/8), buscou articular com o município em torno das ações de política hídrica em benefício da bacia

Alinhar junto ao município de Capivari de Baixo o seu apoio na promoção de ações à melhoria das condições hídricas em seus domínios. Com esse objetivo, a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas participou de uma reunião com a prefeita, Márcia Roberg Cargnin, na manhã desta terça-feira, 22, na sede da prefeitura. O órgão foi representado por seu presidente, Woimer José Back, pelo secretário-executivo, Patrício Fileti, com apoio da equipe do ProFor Águas Unesc.

Em sua participação, Back fez a apresentação do órgão, destacando seu papel na articulação à promoção de políticas hídricas em benefício da bacia. E aproveitou a oportunidade para fazer sugestões ao município no tocante ao tema, com a implantação de programa de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), que contribuem para a preservação de APPs, em áreas de nascentes e matas ciliares. “O município deve valorizar os produtores rurais que promovem preservação ambiental em suas propriedades e contribuem para a produção de água”, destacou.

A questão das cheias do rio Tubarão, que é agravada pelo afluente rio Capivari, foi outro aspecto destacado, por gerarem muitos problemas socioambientais também em Capivari de Baixo. “Estamos numa região de risco e precisamos nos articular para trabalhar preventivamente. É importante que o município estruture sua defesa Civil atuante para reduzir os impactos sobre a população”, apontou. Esse aspecto foi mais um de uma série de sugestões que compõem o documento que o comitê entregou à prefeita. O presidente também apresentou dados sobre o projeto de redragagem do rio Tubarão, uma medida urgente a ser implementada, tão logo o Estado promova atualizações e encaminhe a sua execução.

Extrema importância e responsabilidade

Para a prefeita Márcia, a questão hídrica, no sentido mais abrangente possível, é de extrema importância que seja tratada com muita responsabilidade. “E é bom saber que é desta forma que os comitês de bacia conduzem os trabalhos pelo Estado; com responsabilidade e dedicação, em especial, do Comitê do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. Tive a satisfação de conhecer melhor algumas de suas atividades, inclusive no envolvimento do órgão em questões muito importantes para Capivari, como a proposta de redragagem do Rio Tubarão e ainda informaram que foram realizadas solicitações junto ao Governo do Estado para que se realizasse um estudo amplo do rio Capivari e do Complexo Lagunar. O Comitê colocou-se à disposição para contribuir no apoio de mobilização do projeto de enrocamento no Rio Capivari”, comentou.

Representando o ProFor Águas Unesc, seu coordenador técnico, José Carlos Virtuoso, falou sobre o papel da nova Entidade Executiva, definida por meio do Edital Fapesc 32/2022. E do grande objetivo de construção da governança hídrica, ao qual a adesão dos municípios é fundamental para se garantir segurança hídrica na bacia. A reunião contou ainda com a participação da técnica em Gestão Hídrica do ProFor Águas Unesc, Fernanda Dagostin, que atua junto ao comitê, além do secretário municipal de Gestão e Fazenda, Mário Latrônico Júnior.