Rio Tubarão e Complexo Lagunar

IMA conclui termo de compromisso para redragagem do Rio Tubarão Destaque

26/07/2023

Informação foi repassada durante reunião da Regional Sul da Facisc, pelo Comitê Tubarão e Complexo Lagunar

O termo de compromisso do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina para o projeto de redragagem do Rio Tubarão foi concluído e encaminhado para assinatura. Com isso, a expectativa é que, ainda nesta semana, o documento seja enviado à Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), que na sequência, deverá contratar a atualização do projeto e solicitar seu licenciamento ambiental, inicialmente para o lote 1.

Essa notícia positiva foi recebida pelo presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, Woimer Back, e evidenciada em reunião plenária da Regional Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), na noite desta terça-feira, em Imbituba.

No encontro, abordou-se também a sugestão de acrescentar a Secretaria de Estado dos Portos, Aeroportos e Ferrovias como um dos órgãos destinatários do ofício que a Comissão de Acompanhamento de Projetos para a Contenção de Cheias na Bacia e Comitê encaminharão nesta semana ao Governo do Estado, solicitando respostas em relação ao projeto em questão. Isso, porque compete ao órgão a gestão da área em torno do Porto de Laguna.

Espera-se que, a partir deste movimento, o projeto caminhe para ser efetivamente colocado em execução. “A FASCIC tem sido uma grande parceira, no sentido de apoiar a as demandas do Comitê Tubarão com um olhar sempre forte para a busca de melhorias. Dessa forma, conseguimos cada vez mais abrir espaço e avançar devagar”, aponta.

A reunião também teve a participação do deputado federal Pedro Uczai, do vice-presidente da FACISC, Pedro Kuzniecow, do superintendente da SIE, José Abel da Silva e do engenheiro ambiental da SIE, Edinei Coser.