Rio Tubarão e Complexo Lagunar

CT de Educação Ambiental e Comunicação reúne membros para encaminhar demandas Destaque

26/07/2023

Reunião mensal contou com a participação de diversos integrantes do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar

A Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar realizou sua terceira reunião de 2023 neste mês, com objetivo de encaminhar demandas importantes para os próximos meses. O encontro mensal contou com a participação de diversos integrantes do órgão e tratou, principalmente, da finalização de formulários para pesquisa sobre a Região Hidrográfica 09, que visa entender o diagnóstico sobre condições socioambientais da bacia.

Além disso, a necessidade de organização da Semana da Bacia do Rio Tubarão, que acontecerá em paralelo ao Dia do Rio, também foi um assunto colocado em pauta. Dessa maneira, conforme afirma a coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação e membro suplente do Comitê pelo IMA-SC, Vanessa Matias Bernardo, a reunião foi produtiva, pois conseguiu-se avançar nas demandas latentes e dar os devidos encaminhamentos.

A pesquisa sobre a Região Hidrográfica 09

Uma das metas da CT é a repetição do formulário socioambiental realizado pela primeira vez em 2007. A partir da análise dos novos dados coletados, o órgão compreenderá a evolução dos temas ambientais após 16 anos e conseguirá direcionar os assuntos para atuação dessa e das outras Câmaras Técnicas do Comitê. “A pesquisa é direcionada ao público geral, escolas, executivos e legislativos municipais. Nela, abordaremos temas pertinentes e equivalentes aos levantados no passado”, complementa Vanessa.

Participação

A coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação ainda ressalta que os integrantes se reúnem toda segunda terça-feira de cada mês e demais membros que não integram a CT podem participar. Nesse caso, os interessados devem entrar em contato com o órgão para manifestar a vontade de cooperar com as pautas.

Participaram do encontro o secretário-executivo do Comitê, Patrício Higino de Mendonça Fileti; a técnica em Gestão Hídrica Fernanda Dagostin Szymanski e a técnica em Comunicação Francine Ferreira, pelo ProFor Águas Unesc; assim como representantes da Polícia Militar Ambiental, Stéfani Marcelino Souza; da Paulatinamente Educação Ambiental, Paula Tonon Bittencourt; e da Diamante Energia, Heloise Oliveira.