Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê busca apoio da Administração Municipal à redragagem do Rio Tubarão Destaque

23/06/2023

Representantes tiveram encontro com prefeito interino do principal município que sofre com as cheias da bacia e entregaram ofício para apoio da gestão pública

A redragagem do rio Tubarão continua sendo pauta prioritária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas. No desejo de agilizar os processos e mobilizar todas as frentes, o órgão teve um encontro com o prefeito interino de Tubarão, Gelson Bento, uma vez que a cidade é que mais sofre com cheias da bacia. A reunião aconteceu no início desta semana e contou com o apoio de outras lideranças importantes. A principal demanda levada à autoridade é o pedido de empenho e envolvimento para o tão aguardado projeto sair do papel.

Nesse cenário, o Comitê, junto com o Observatório Social do município de Tubarão, a Câmara de Dirigentes Lojistas, a Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) e o pároco da Catedral Diocesana de Tubarão, Padre Eduardo Rocha, solicitaram que a Administração Municipal reforço o apelo para que o Governo do Estado contrate a atualização do projeto da redragagem, bem como consiga o licenciamento ambiental junto ao Instituto de Meio Ambiente (IMA).

A busca incessante pelo desentrave burocrático do projeto está ligada ao fato de que, após a conclusão das obras previstas, a vazão do rio estaria ampliada e contribuiria para evitar inundações nos períodos de cheia.

Outro ponto requerido pelos representantes diz respeito à estruturação de uma Secretaria de Defesa Civil no município, com profissionais qualificados e competentes, bem como instrumentos e equipamentos necessários. A necessidade se dá pelo motivo de que eles serão os responsáveis por liderar as melhorias que a bacia necessita e que foram listadas no ofício encaminhado à autoridade municipal.

Conforme o presidente do Comitê Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, Woimer José Back, a reunião foi muito produtiva e trouxe boas expectativas, dado que o prefeito interino se comprometeu com o pleito apresentado.