Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Diretoria do Comitê da Bacia do Rio Tubarão é recebida pelo prefeito de Grão Pará Destaque

17/07/2023

Diálogo com o chefe do executivo local teve o objetivo de colocar a temática hídrica na agenda do município

Colocar a gestão e segurança hídrica como tema prioritário no município de Grão Pará. Com esse objetivo, a diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar realizou uma visita ao chefe do poder executivo local, Helio Alberton Junior, na última sexta-feira (14/7). Na oportunidade, o órgão foi representado pelo seu presidente, Woimer José Back, e pelo secretário executivo, Patrício Fileti, que entregaram ofício com recomendações à gestão pública grão-paraense sobre ações que podem ser realizadas em benefício da qualidade da bacia hidrográfica e, consequentemente, de toda a população.

A reunião com o prefeito de Grão Pará contou com a participação da técnica em Gestão Hídrica do ProFor Águas Unesc, Fernanda Dagostin, e do coordenador técnico do projeto, José Carlos Virtuoso. E ainda dacoordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental do comitê e sua membro-suplente pelo IMA, Vanessa Matias Bernardo, que também coordena o Parque Estadual Serra Furada.

Destacando o papel do comitê na mobilização dos gestores municipais em torno da gestão dos recursos hídricos, Back destacou a importância dos municípios em cuidar de seus mananciais, promovendo algumas ações. Dentre elas, a preservação das matas ciliares, recuperação e preservação das nascentes, e conscientização da população sobre o tratamento adequado de resíduos sólidos e esgotamento sanitário. “Essas ações podem trazer grande benefício no tocante à garantia da disponibilidade hídrica em qualidade e quantidade necessárias aos diversos usos, em benefício de todos”, afirmou.

A implantação de um programa de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) no município foi outra sugestão feita pelo comitê ao prefeito grão-paraense. Para esse fim, Back compartilhou a Alberton Júnior a minuta de uma legislação que pode servir de base para a implantação do PSA no município. Um instrumento a compor a legislação hídrica local. Por sua vez, Alberton Júnior recebeu a proposta do comitê de forma positiva, manifestando-se favorável a que o seu município trate dos recursos hídricos como tema prioritário. “Se não tratarmos do esgoto de forma adequada aqui na parte alta da bacia não adianta que os municípios da parte baixa, como Tubarão, façam a sua parte, pois a situação do rio continuará ruim”, disse ele.