Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar participa de Assembleia do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra Furada Destaque

17/05/2023

Na reunião, que aconteceu na última semana de forma online, foram apresentadas as atividades previstas para 2023

Membro e parte do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra Furada, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas participou, na última semana, da 17º Assembleia Ordinária da Unidade de Conservação de Proteção Integral. No encontro, que aconteceu de forma online, foram apresentadas as atividades que devem ser desenvolvidas ao longo do ano, bem como dados outros encaminhamentos voltados à área de preservação e uso do local.

Além da exposição do calendário previsto para 2023, também foi disponibilizado para análise e aprovação, o Plano de Manejo revisado – que consiste em normas de restrição de uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais de um local. Em paralelo, discutiu-se a formação de uma câmara técnica para a elaboração do Plano de Uso Público, da qual o Comitê se dispôs a fazer parte.

“Nosso objetivo é o mesmo: preservar os recursos naturais que temos. A partir da criação deste documento, conseguiremos oferecer os subsídios e pensar em estratégias para implementar e facilitar a visitação das pessoas. Queremos cada vez mais aproximar os moradores da natureza e mostrar como tudo está interligado. Somente com a mobilização de todos, conseguiremos preservar nosso bem mais precioso”, evidencia o secretário-executivo do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Patrício Fileti.

Também participaram da reunião, representantes da Fundação Ambiental Municipal de Orleans (FAMOR), do Instituto de Meio Ambientes (IMA), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do Parque São Joaquim, entre outras instituições membro.

O Parque da Serra Furada

O Parque Estadual da Serra Furada (PAESF) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada em 20 de junho de 1980, por meio do Decreto nº 11.233. A área de 1.330 hectares abrange os territórios municipais de Grão-Pará e Orleans e a unidade de conservação está ligada geograficamente, na porção oeste, à área do Parque Nacional de São Joaquim.

O ponto culminante do Parque da Serra Furada é o Morro da Forquilha, com aproximadamente 1.508 metros de altitude. Além disso, o Morro do Facão, Garrafão, Gritador, Serra do Minador e Morro do Bugrinho são destaques do local, bem como a própria Serra Furada, a geoforma de aproximadamente 45 metros de altura e 8 metros de largura que deu nome ao parque.