Os destaques da Edição de Abril do Boletim Informativo são: Lançamento do Projeto: "Mapeamento da Baia da Babitonga", Conferência das Cidades, Estação de Monitoramento Meteorológica, evento na escola Georg Keller e a reunião do Fórum Catarinense de Comitês.
Acesse o boletim completo aqui e acompanhe as notícias do mês.
No Boletim Informativo de Fevereiro/2025 do Comitê Babitonga os destaques da edição são: o monitoramento das águas do rio Saí Mirim em Itapoá e a participação nas reuniões da equipe técnica e do GTEA-RH6.
Acesse o boletim completo aqui e acompanhe as notícias do mês.
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, bem como a comunidade da região, a participarem da Assembleia Geral Ordinária. Confira o edital aqui.
Data: 18/03/2025
Horário: 14h
Local: UNIVILLE – 1º piso – Bloco A – Sala A120
Campus Universitário, s/nº – Bom Retiro, Joinville/SC
PAUTA PLENÁRIA:
1.Deliberação – Atas 90 e 94
2.Deliberação – Moção 003/24 (ad referendum)
3.Apresentação da palestra internacional sobre SbN (Soluções Baseadas na Natureza) e reuso de água
4.Apresentação dos resultados do Projeto “Escolas pela Água”
5.Planejamento Estratégico
6.Apresentação do Monitoramento da Qualidade da Água dos Rios do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga
7.Fala de encerramento da Entidade Executiva – Univille
8.Fala SEMAE – Edital FAPESC nº 32/2024 e nº 64/2024, exposição dos projetos contemplados
9.Assuntos Gerais.
Nesta edição, destacamos três importantes iniciativas que reforçam o compromisso com a preservação dos recursos hídricos da região:
Monitoramento Trimestral da Qualidade da Água: Amostragens realizadas nos rios Cubatão e Cachoeira, em Joinville, trazem uma análise mais detalhada de parâmetros como metais dissolvidos e compostos químicos, essenciais para a detecção precoce de alterações ambientais.
Parceria para Monitoramento Ambiental: O Comitê Babitonga, em conjunto com a UDESC e a Univille, deu início ao Projeto de Qualidade das Águas na Baía da Babitonga. A iniciativa já iniciou atividades nos rios Palmital, em Garuva, e Saí Mirim, em Itapoá.
Conclusão do Projeto "Escolas pela Água": Com atividades práticas e educativas, estudantes de três escolas municipais de Joinville foram sensibilizados sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, incluindo monitoramento de qualidade da água e ações lúdicas de conscientização ambiental.
Acesse aqui o boletim completo e saiba mais sobre essas importantes iniciativas.
O Comitê Babitonga encerra mais um ano de trabalho com conquistas significativas para a gestão das águas na região. No Boletim Informativo de dezembro, destacamos a participação do Comitê na 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente , realizada no dia 4 de dezembro, com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica” .
Ao longo de 2024, o Comitê promove diversas ações para fortalecer a gestão dos recursos hídricos e incentivar o uso sustentável das águas. Neste boletim, você também confere nossa retrospectiva do ano, com os principais avanços e iniciativas que reforçam nosso compromisso com a proteção da bacia hidrográfica da Baía da Babitonga e o engajamento da comunidade.
Agradecemos a todos os parceiros, membros do Comitê e colaboradores que alcançaram essas conquistas possíveis. Que 2025 seja ainda mais promissor para a gestão sustentável das águas!
Confira o boletim informativo completo aqui.
O Comitê Babitonga traz destaques importantes no Boletim Informativo de novembro:
Saiba mais sobre essas e outras ações acessando o boletim completo no nosso site! Clique aqui para ler.
Ocorreu ontem (27/11) mais uma Assembleia Geral Ordinária do Comitê Babitonga. Na oportunidade, ocorreu a eleição da nova presidência e secretaria executiva do CHBB para o mandato 2024-2026.
A nova diretoria está composta pela Presidente Virgínia Grace Barros (Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC), Vice-Presidente José Mário Gomes Ribeiro (Döhler) e Secretária Executiva Marta Beatriz Maccarini (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina IMA). Os parabenizamos e desejamos uma excelente gestão em prol dos recursos hídricos.
Além da eleição, a assembleia teve outras pautas importantes. Ocorreram apresentações com deliberações referentes a atas de reuniões anteriores, ao calendário de atividades de 2025, o relatório de atividades de 2024, o plano de trabalho de 2025, o plano de comunicação de 2025 e o plano de capacitação de 2025.
A assembleia contou também com a apresentação do andamento do planejamento estratégico do Comitê Babitonga, explanando sobre as atividades e projetos em andamento. O monitoramento de qualidade da água realizado na Bacia Hidrográfica do Rio Parati foi apresentado, trazendo algumas discussões sobre os resultados obtidos até o momento.
Partindo para a finalização da reunião foi apresentado aos presentes a maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, desenvolvida para dar suporte às ações de educação ambiental.
Dando continuidade às apresentações a professora Doutora Virgínia Grace Barros apresentou sobre o Projeto TREASURE, desenvolvido pelo Laboratório de Ciências das águas – LaCia em parceria com a UDESC, Univille, USP e INPE. O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de sistemas de governança da água.
A última apresentação do encontro ocorreu com a geógrafa Doutora Yara de Mello, que explanou sobre o “Estudo sobre Recursos Hídricos Subterrâneos” proveniente do edital de chamada pública nº. 32/2022 (FAPESC/SDE), vinculado ao Programa de fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina.
O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas – Comitê Babitonga, publicou a 1ª Retificação do Edital de Convocação nº 003/2024, referente ao processo eleitoral para a escolha dos cargos de Presidência e Secretaria Executiva para o mandato 2024-2026.
Conforme a retificação, o prazo para inscrições de chapas candidatas foi reaberto e estendido. Agora, os interessados poderão se inscrever a partir de 26 de novembro de 2024 até o dia da Assembleia Geral Extraordinária, 27 de novembro de 2024. As inscrições devem ser realizadas junto à Comissão Eleitoral, acompanhadas da anuência por escrito de todos os integrantes das chapas.
Essa medida foi adotada em razão da ausência de inscrições até a data inicialmente prevista, 14 de novembro de 2024. Com isso, o Comitê reforça seu compromisso com a ampla participação dos membros e com a transparência do processo eleitoral.
Para mais informações sobre o edital clique aqui.
O Comitê Babitonga realizou uma série de ações em outubro voltadas à educação ambiental, conservação e gestão dos recursos hídricos da região. Entre os destaques, estão o lançamento da cartilha “A Voz dos Rios” com atividades interativas em escolas, uma ação de limpeza no Rio Amazonas com voluntários e a aprovação do projeto "Escolas pela Água", que promoverá a conscientização sobre a importância dos recursos hídricos junto a estudantes. O Comitê também apresentou resultados preliminares do monitoramento da qualidade da água na Semana Univille de Ciência, Sociedade e Tecnologia, e realizou assembleias para renovar a composição das organizações-membro.
Confira o conteúdo completo aqui e saiba mais sobre cada iniciativa!
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, bem como a comunidade da região, a participar da Assembleia Geral Extraordinária:
Data: 27/11/2024
Horário: 14h
Local: UNIVILLE – 1º piso – Bloco A – Sala A120
Campus Universitário, s/nº – Bom Retiro, Joinville/SC
Pauta:
1.Eleição Presidência e Secretaria Executiva – Mandato 2024/2026;
2.Deliberação – Atas de reuniões anteriores (anexo);
3.Deliberação – Calendário 2025;
4.Deliberação – Relatório de Atividades 2024;
5.Deliberação – Plano de Trabalho 2025;
6.Deliberação – Plano de Comunicação 2025;
7.Deliberação – Plano de Capacitação 2025;
8.Apresentação Status - Planejamento Estratégico;
9.Apresentação dos dados de Monitoramento do rio Parati;
10.Apresentação da Maquete do rio Cachoeira;
11.Apresentação Projeto TREASURE da UDESC;
12.Assuntos Gerais.
Para acessar o Edital completo clique AQUI.
A 5ª retificação do Edital nº 001/2024 foi publicada, referente às Assembleias Setoriais Públicas para renovação da composição do Comitê Babitonga, gestão 2024-2028. Conforme informado, a Assembleia Geral marcada para o dia 29 de outubro de 2024, destinada ao julgamento de recursos, foi cancelada. Não foram apresentados recursos, tornando desnecessária a realização da Assembleia. Dessa forma, a lista de organizações selecionadas, publicada em 18 de outubro de 2024, é considerada oficial.
As Assembleias Setoriais Públicas têm papel fundamental para garantir a representatividade dos segmentos de Usuários de Água, População da Bacia e Órgãos da Administração Federal e Estadual no Comitê. Para mais informações clique aqui.
O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas da Baía da Babitonga (Comitê Babitonga) anunciou a abertura do processo eleitoral para a escolha da Presidência, Vice-Presidência e Secretaria Executiva para o mandato 2024-2026. A eleição ocorrerá durante a Assembleia Geral Ordinária no dia 27 de novembro de 2024, na Univille, em Joinville/SC.
As inscrições de chapas estão abertas até o dia 14 de novembro de 2024, e devem ser enviadas eletronicamente para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . As chapas precisam conter representantes titulares de organizações-membro do Comitê Babitonga, e os candidatos deverão preencher os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário Executivo.
A lista preliminar das chapas homologadas será divulgada no dia 19 de novembro de 2024, e as chapas inabilitadas terão até o dia 20 de novembro para apresentar recursos. O resultado final das chapas homologadas será publicado em 22 de novembro de 2024.
A posse da chapa eleita ocorrerá após a eleição, no dia 27 de novembro, e o resultado final será divulgado no dia 28 de novembro de 2024.
Para mais informações, clique aqui.
Ocorreu na tarde de ontem, 22 de outubro, as Assembleias Setoriais Públicas (ASPs) do Comitê Babitonga com o objetivo de eleger as organizações-membro que farão parte do Comitê nos próximos 4 anos (2025 – 2028).
Ao total 32 entidades se inscreveram para compor as 25 vagas do comitê, que são divididas entre os segmentos: usuários da água, população da bacia e poder público.
A assembleia iniciou reunindo todos os presentes em uma conversa inicial explicando o objetivo da realização da assembleia, bem como da importância da representação de entidades de diferentes segmentos para uma gestão paritária dos recursos hídricos.
Em seguida as entidades foram separadas em salas de acordo com o seu setor para votarem e decidirem sobre a nova composição do Comitê, bem como a ordem da lista de espera para os segmentos que excederam o número de vagas disponíveis.
Ao final da assembleia ocorreu a cerimônia de posse das organizações-membro que comporão o Comitê Babitonga, além da aprovação do edital de processo eleitoral para a escolha da nova diretoria do Comitê. Na oportunidade, foi instituída a Comissão Eleitoral para condução do processo.
Parabenizamos as organizações-membro eleitas para a gestão 2024-2028 no Comitê Babitongae desejamos um excelente mandato em prol dos recursos hídricos da região do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas.
Fique por dentro das novidades do Comitê Babitonga, participe de nossas ações e assembleias e colabore com a gestão dos recursos hídricos.
Confira a lista das entidades eleitas aqui.
O Comitê Babitonga acaba de lançar seu novo boletim informativo com um resumo dos principais eventos e ações realizadas em setembro. Entre os destaques estão a capacitação "Águas Subterrâneas: Conceitos, Gestão e Experiências", que aborda a importância da gestão de águas subterrâneas, e o Dia da Árvore, celebrado com a doação de mudas nativas da Mata Atlântica.
Outros momentos importantes incluem a reunião do Conselho Gestor da APA Dona Francisca, que distribuiu pagamentos por serviços ambientais, e o X Seminário de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, que discutiu a iminente crise hídrica. O boletim também apresenta a lista preliminar de entidades habilitadas para participar das Assembleias Setoriais Públicas, que ocorrerão em outubro.
Acesse o boletim completo aqui e acompanhe todas as iniciativas inovadoras para a preservação ambiental e a gestão sustentável dos recursos hídricos.
O Comitê Babitonga retifica o edital referente ao processo de eleição das entidades ou órgãos representantes dos três segmentos que compõem o Comitê. A mudança principal diz respeito à quantidade de vagas disponíveis para serem ocupados. Confira:
ITEM 3.1 - LEIA-SE: Serão preenchidas 25 (vinte e cinco) vagas, as quais serão distribuídas entre os segmentos Usuários de Água; População da Bacia; e Órgãos da Administração Federal e Estadual, conforme paridade disposta no art. 13 da Resolução CERH nº 19, de 19 de setembro de 2017.
ITEM 3.2.1 - LEIA-SE: São destinadas 10 (dez) vagas ao segmento Usuários de Água.
ITEM 3.3.1 - LEIA-SE: São destinadas 10 (dez) vagas ao segmento População da Bacia.
ITEM 3.4.1 - LEIA-SE: São destinadas 5 (cinco) vagas ao segmento Órgãos da Administração Federal e Estadual.
Acesse a retificação completa aqui.
Para mais informações sobre o processo de eleição, acesse: https://bit.ly/ASPs-comite-babitonga ou http://comitebabitonga.org.br.
O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, conhecido como Comitê Babitonga, publicou uma lista final de entidades habilitadas a participar das Assembleias Setoriais Públicas (ASPs), conforme estabelecido no Edital nº 02/2024. A divulgação é uma etapa fundamental para a organização das assembleias, que visa promover o diálogo e a gestão integrada dos recursos
O Comitê Babitonga, criado pelo Decreto nº 834, de 15 de setembro de 2020, cumpre seu papel na gestão participativa das bacias hidrográficas da Baía da Babitonga e áreas adjacentes, alinhado à Resolução CERH nº 19, de 19 de setembro de 2017.
Para mais informações, acesse os links: https://bit.ly/ASPs-comite-babitonga ou http://comitebabitonga.org.br.
O Comitê Babitonga realizou no último sábado (05/10) uma ação de limpeza nas margens e leito do Rio Amazonas, localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, área de atuação do Comitê.
A ação ocorreu em alusão ao World Cleanup Day, movimento que tem como missão aumentar a consciência sobre a escala da crise global de resíduos mal geridos que ameaçam o meio ambiente e as vidas de milhões de pessoas e seres vivos. A iniciativa teve início em 2008 e ao longo das edições já participaram 71 milhões de pessoas que retiraram mais de 300 mil toneladas de resíduos do meio ambiente.
Durante a ação estiveram presentes a equipe diretora do Comitê Babitonga, com o Presidente Sr. José Mário Gomes Ribeiro, a Vice-presidente Sra. Virginia Grace Barros e a Secretária Executiva Sra. Elaine Cristine Scheunemann Fischer. Além disso, estiveram presentes parte da equipe técnica do Comitê, população geral e acadêmicos da disciplina de “vivências de extensão” em parceria com a Univille.
Foi gratificante ver a participação e mobilização dos presentes, que certamente foram sensibilizados quanto ao tema. É necessário que as pessoas compreendam o impacto que suas ações causam ao meio ambiente, está na hora de fazer a diferença, buscando um futuro mais sustentável.
Agradecemos a participação de todos!
Fique por dentro das novidades do Comitê Babitonga e participe das próximas ações, seja você um mobilizador em sua comunidade!
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, bem como a comunidade da região, a participar da Assembleia Geral Extraordinária:
Data: 11/10/2024
Horário: 15h
Local: online - via Google Meet
Pauta:
1. Deliberação – Ata da reunião anterior (anexo);
2. Aprovação – Deliberação “ad referendum” nº 006;
3. Alteração do Regimento Interno;
4. Assuntos Gerais.
Para acessar o Edital completo clique AQUI.
O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, conhecido como Comitê Babitonga, publicou uma lista preliminar de entidades habilitadas a participar das Assembleias Setoriais Públicas (ASPs), conforme estabelecido no Edital nº 02/2024. A divulgação é uma etapa fundamental para a organização das assembleias, que visa promover o diálogo e a gestão integrada dos recursos
O Comitê Babitonga, criado pelo Decreto nº 834, de 15 de setembro de 2020, cumpre seu papel na gestão participativa das bacias hidrográficas da Baía da Babitonga e áreas adjacentes, alinhado à Resolução CERH nº 19, de 19 de setembro de 2017. A lista preliminar de entidades habilitadas ainda está sujeito a possíveis ajustes até a divulgação da versão final
Para mais informações, acesse os links: https://bit.ly/ASPs-comite-babitonga ou http://comitebabitonga.org.br.
O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía Babitonga apresenta o Relatório do Índice de Qualidade da Água (IQA) referente ao ano de 2023, que avalia a qualidade da água nas bacias dos Rios Cubatão e Cachoeira, em Joinville. O monitoramento contínuo fornece uma visão detalhada das condições ambientais da região, influenciadas por fatores sazonais e atividades humanas.
Os resultados destacam áreas com qualidade de água boa e estável, além de pontos críticos que requerem atenção, como o monitoramento constante e ações de mitigação. O relatório serve como uma ferramenta importante para gestores e tomadores de decisão, orientando políticas para a preservação dos recursos hídricos.
Na tarde de 24 de setembro ocorreu o X Seminário de Educação Ambiental em Recursos Hídricos e o I Seminário de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do Norte de Santa Catarina.
O Evento, que teve como tema principal ÁGUA – ESCASSEZ IMINENTE, foi promovido pelos Comitês Babitonga e Itapocu por meio da Univille (Entidade Executiva dos Comitês de Bacias do Norte de Santa Catarina), a partir do financiamento obtido através do edital de chamada pública Fapesc 02/2024 – Proeventos.
Estiveram presentes os presidentes dos Comitês da Região Hidrográfica 06 – Sr. José Mário Gomes Ribeiro (Comitê Babitonga) e Sra. Juliana Pereira Horongoso Demarchi (Comitê Itapocu), além de membros representando ambos os comitês. Também, marcaram presença no evento o Gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos de Santa Catarina, Sr. Vinícius Tavares Constante, o Reitor da Univille Sr. Alexandre Cidral e a Vice reitora e coordenadora da Entidade Executiva – Univille, Sra. Therezinha Maria Novais de Oliveira.
A programação do evento contou com o lançamento da cartilha “A Voz dos Rios” de autoria de Berenice Rocha Zabbot Garcia e Alcione Pauli. A cartilha narra de maneira lúdica a história de uma professora e seus estudantes explorando a importância da água para o planeta, evidenciando o papel dos Comitês de Bacias na gestão desse recurso essencial a vida.
Na sequência, o Dr. Juliano Rodrigues Gimenez, Diretor do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) e docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS), apresentou a palestra “Recursos Hídricos, Saneamento e Saúde: Desafios Contemporâneos”, destacando a conexão direta entre este tema e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele destacou a importância de uma gestão eficiente do saneamento básico e dos recursos hídricos para assegurar a saúde e o bem-estar da população, de acordo com as metas globais de sustentabilidade.
Por fim, foram apresentados os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pelos Comitês Babitonga e Itapocu, fomentando a importância da realização de projetos e ações que visem a sensibilização ambiental das comunidades no entorno das bacias hidrográficas.
O Comitê Babitonga lançou a mais nova edição do seu boletim informativo, trazendo um resumo das ações realizadas em agosto de 2024. Entre os destaques, a participação do Comitê na Semana da Comunidade da Univille, onde estudantes e a comunidade local puderam conhecer as atividades e instalações do Comitê, incluindo uma visita guiada pela estação meteorológica.
Além disso, esta edição traz detalhes sobre o VII Encontro das Entidades Executivas de Santa Catarina, a 47ª Reunião do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental e os eventos ambientais que estão por vir, como a Festa Anual das Árvores e o Dia Mundial da Limpeza.
Confira a edição completa e fique por dentro das ações do Comitê Babitonga!
Clique aqui para acessar o boletim completo
O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é um movimento que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia.
Desde 2018, 91 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.
Com isso, vamos reafirmar nosso compromisso com o meio ambiente ao realizar mais uma coleta de resíduos nas margens do Rio Amazonas.
Durante a atividade, disponibilizaremos todos os materiais necessários para a limpeza. No entanto, esteja à vontade para trazer seus próprios equipamentos de proteção.
É importante manter-se hidratado, portanto, traga sua garrafa de água. Além disso, opte por roupas confortáveis e seguras.
Sua presença é essencial para o sucesso desta iniciativa, não perca a oportunidade de fazer a diferença!
Confira mais detalhes nas imagens da publicação.
INSCREVA-SE JÁ E FAÇA PARTE DE UM GRANDE MOVIMENTO
A Festa Anual das Árvores foi instituída em todo o território nacional pelo Decreto Federal nº 55.795/1965, para criar uma versão nacional do “Dia Mundial da Árvore“ (como normalmente é conhecido), celebrado em 21 de setembro, data que marca o início da primavera do hemisfério sul.
Venha celebrar conosco esse dia através da doação de mudas nativas!
Data: 19 de setembro de 2024 – 5ª feira
Horário: 14:00h às 20:30h
Local: Campus Bom Retiro Univille
Hall do Anfiteatro I - em frente ao auditório do CHBB
Na tarde de 10 de setembro foi realizada a capacitação “Águas Subterrâneas: Conceitos, Gestão e Experiências”, um evento de grande importância para o aprofundamento do conhecimento sobre este recurso essencial. A capacitação contou com a participação de membros do Comitê Babitonga, além de profissionais e interessados na área, criando um ambiente propício para discussões e aprendizados.
O evento ofereceu uma perspectiva mais ampla sobre as águas subterrâneas, abordando conceitos fundamentais como sua definição e função no ciclo hidrológico. A relevância das águas subterrâneas como recurso natural também foi enfatizada, salientando sua relevância para diversos usos e para a manutenção dos ecossistemas.
A capacitação também tratou de tópicos relevantes, como a poluição das águas subterrâneas e os impactos ambientais relacionados. Foram abordados aspectos geológicos que afetam a ocorrência e a qualidade das águas, bem como suas propriedades químicas, o que permitiu uma compreensão minuciosa dos fatores que afetam a quantidade deste recurso.
Por fim, destacou-se o progresso do estudo em desenvolvimento sobre águas subterrâneas em Santa Catarina. Este estudo, atualmente em andamento, tem como objetivo levantar e sistematizar dados sobre as águas subterrâneas da região, além de classificá-las de acordo com suas características específicas. Os dados apresentados mostram os avanços relevantes alcançados até o presente momento no estudo das águas subterrâneas e ressaltam a relevância das informações coletadas para melhorar a gestão desses recursos essenciais.
O evento proporcionou uma chance essencial para aprofundar o conhecimento e discutir as melhores práticas na gestão das águas subterrâneas.
O Comitê Babitonga informa que o prazo de inscrição para as Assembleias Setoriais Públicas foi prorrogado até o dia 20/09. Com isso, haverá também mudanças no restante do cronograma, que pode ser consultado no link aqui.
1ª Retificação do Edital nº 001/2024
O Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, doravante denominado Comitê Babitonga, instituído pelo Decreto nº 834, de 15 de setembro de 2020, no uso de suas atribuições, e de acordo com a Resolução CERH nº 19, de 19 de setembro de 2017, Resolução CERH nº 26, de 08 de agosto de 2018, e Resolução CERH nº 38, de 24 de abril de 2020, CONVOCA a sociedade da bacia hidrográfica do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas a participar das Assembleias Setoriais Públicas (ASP's).
As ASP's têm a finalidade de eleger as organizações, entidades ou órgãos representantes dos três segmentos que compõem o Comitê Babitonga, sendo eles:
Usuários de Água;
População da Bacia;
Órgãos da Administração Federal e Estadual, atuantes na bacia e que estejam relacionados com os recursos hídricos.
Para mais informações e para acessar o edital completo, acesse os links: https://bit.ly/ASPs-comite-babitonga ou http://comitebabitonga.org.br.
A Univille Universidade, entidade executiva do Comitê Babitonga e Comitê Itapocu orgulhosamente apresenta e convida-os para o evento: X SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RECURSOS HÍDRICOS e I SEMINÁRIO DE RECURSOS HÍDRICOS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO NORTE DE SANTA CATARINA.
Este ano a temática discutida será ÁGUA: ESCASSEZ IMINENTE, pauta frequente e necessária em diversos contextos. O evento proporcionará ricas discussões sobre as perspectivas para a disponibilidade hídrica no futuro.
O seminário será realizado no dia 24 de setembro de 2024, às 14h, no anfiteatro 1 da Univille, em Joinville. Especialistas e autoridades debaterão as perspectivas para a gestão e a disponibilidade dos recursos hídricos no futuro.
As vagas são limitadas. Não perca essa oportunidade de se engajar em discussões fundamentais para o nosso futuro. Inscreva-se aqui.
Participe e ajude a construir soluções!
O Comitê Babitonga lançou o Boletim Informativo do mês de julho. Nele você vai encontrar detalhes sobre a Assembleia Geral Extraordinária realizada em 01 de julho, em que foram discutidos temas essenciais para a gestão dos recursos hídricos e a sustentabilidade ambiental da nossa região.
Além disso, o Comitê participou de um importante evento de educação ambiental e realizou reuniões estratégicas para garantir o avanço das ações planejadas para 2024.
Clique aqui e fique por dentro das ações que moldam o futuro das nossas bacias hidrográficas.
O Comitê Babitonga divulgou relatório sobre a distribuição temporal da precipitação pluviométrica em 2023, utilizando dados da Estação Meteorológica da Univille, localizada no campus da Universidade da Região de Joinville. A estação, que possui dados desde agosto de 1995, registrou um total de 2.427,7 mm de precipitação em 2023, o que está dentro da normalidade conforme a técnica dos quantis, com a média anual sendo de 2.363,3 mm.
Em termos de dias com chuva, 2023 teve 180 dias com precipitação, próximo à média de 184 dias. O verão foi a estação mais chuvosa, acumulando 788,7 mm, seguido pela primavera com 778 mm. O outono e o inverno registraram 470 mm e 391 mm, respectivamente. No entanto, a primavera foi considerada uma estação chuvosa em 2023, superando os valores médios históricos.
Mensalmente, outubro foi o mais chuvoso com 449,6 mm, 107% acima da média, e maio o mais seco com apenas 19 mm, 84% abaixo da média. Outros meses como fevereiro e abril também registraram valores acima da média, enquanto setembro, maio e dezembro ficaram abaixo. A análise por quantis indicou que janeiro, março e julho tiveram precipitação dentro do normal; fevereiro, abril, junho, agosto e novembro foram chuvosos; outubro foi muito chuvoso; e setembro, maio e dezembro foram classificados como secos ou muito secos.
Apesar do acumulado anual de precipitação estar dentro da normalidade, a distribuição ao longo do ano foi irregular, com períodos de chuvas intensas intercalados com meses muito secos.
O Comitê Babitonga lançou o Boletim Informativo de junho, trazendo temas de grande relevância para a comunidade e o meio ambiente. No boletim, você encontrará informações sobre:
Reunião Conjunta: Apresentação do Plano de Manejo da RDS da Ilha do Morro do Amaral.
Dia Mundial do Meio Ambiente: Ações e atividades realizadas pelo Comitê Babitonga para celebrar a data.
Capacitação - Recursos Hídricos: Aspectos Institucionais e Legais: Curso sobre gestão de recursos hídricos.
46ª Reunião Ordinária do GTEA RH 06: Encontro do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental.
Fórum Catarinense das Bacias Hidrográficas: Discussões e resultados alcançados pelos Comitês de Bacias.
Convidamos todos a ler o boletim completo aqui e se inteirar sobre as ações e projetos que estão sendo desenvolvidos em prol do meio ambiente e da sustentabilidade. Não perca!
O Comitê Babitonga informa que o prazo de inscrição para as Assembleias Setoriais Públicas foi prorrogado até o dia 09/09. Com isso, haverá também mudanças no restante do cronograma, que pode ser consultado no link aqui.
1ª Retificação do Edital nº 001/2024
O Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, doravante denominado Comitê Babitonga, instituído pelo Decreto nº 834, de 15 de setembro de 2020, no uso de suas atribuições, e de acordo com a Resolução CERH nº 19, de 19 de setembro de 2017, Resolução CERH nº 26, de 08 de agosto de 2018, e Resolução CERH nº 38, de 24 de abril de 2020, CONVOCA a sociedade da bacia hidrográfica do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas a participar das Assembleias Setoriais Públicas (ASP's).
As ASP's têm a finalidade de eleger as organizações, entidades ou órgãos representantes dos três segmentos que compõem o Comitê Babitonga, sendo eles:
Usuários de Água;
População da Bacia;
Órgãos da Administração Federal e Estadual, atuantes na bacia e que estejam relacionados com os recursos hídricos.
Para mais informações e para acessar o edital completo, acesse os links: https://bit.ly/ASPs-comite-babitonga ou http://comitebabitonga.org.br.
No dia 02 de julho o Comitê Babitonga através de sua Entidade Executiva Univille participou de uma ação de educação ambiental idealizada pela equipe do documentário “Caminhos da Serra do Mar”.
A ação ocorreu no Parque Municipal Morro do Finder e contou com a presença de aproximadamente 80 estudantes de três escolas municipais da área rural de Joinville. Além de sua equipe técnica, o Comitê Babitonga contou com a representação de sua Secretária Executiva, Sra. Elaine Cristine Scheunemann Fischer.
Foram realizadas atividades voltadas para que os presentes conhecessem sobre o que é um Comitê de Bacia, além de sensibilizá-los quanto a preservação ambiental. Através do jogo “Arqueologia do Lixo” e da maquete sobre Bacia Hidrográfica foram realizadas dinâmicas e conversações sobre os temas. Os estudantes realizaram também outras atividades com as demais entidades participantes do evento.
Aprender sobre o meio ambiente desde cedo desenvolve no cidadão uma maior conscientização sobre a importância de proteger e preservar o planeta, tornando uma geração futura mais engajada e preocupada com as questões ambientais.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) lançou a versão de 2024 da Agenda da Água, material que tem o objetivo de contribuir para a construção das diretrizes de uma política de estado para a gestão sustentável dos recursos hídricos em Santa Catarina.
O material enfatiza e traz informações importantes sobre algumas metas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente no que tange ao ODS 6 – água potável e saneamento:
META 1 - Alcançar o acesso universal e equitativo a água potável e segura para todos;
META 2 - Alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade;
META 3 - Melhorar a qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancial - mente a reciclagem e reutilização segura globalmente.
Em relação a essas metas, o Comitê Babitonga através de seus membros representantes e equipe técnica, buscam sempre o melhor para os recursos hídricos locais. Aplicando atividades de sensibilização e educação ambiental, monitorando a qualidade e quantidade de água, monitorando os índices pluviométricos, discutindo cientificamente sobre a gestão e preservação dos recursos hídricos e muito mais trabalhos relacionados.
A atual vice-presidente do Comitê Babitonga, Dra. Virgínia Grace Barros, contribuiu com uma excelente fala em uma das páginas do documento:
“Não há agenda da água se não se souber quanta água temos disponível. É necessário aumentar a rede de monitoramento de vazão nos rios de Santa Catarina. Temos pouquíssimos pontos de monitoramento de nível, sem saber corretamente a vazão. Além disso, é mais que necessário ter uma rede de monitoramento dos níveis freáticos nos aquíferos, de onde é retirada água por meio de poços. Sem isso, se navega no escuro, e com as mudanças climáticas a tendência em Santa Catarina é manter a vazão média dos rios, porém com períodos maiores de estiagem e de chuvas concentradas em poucos períodos no ano. Ou falaremos sério sobre água ou brincaremos de ficar preocupados. Sem dados não há como fazer previsões corretas.”
Para maiores informações e para a leitura completa do documento, acesse-o aqui.
Ocorreu na tarde de 01 de julho a Assembleia Geral Extraordinária do Comitê Babitonga, realizada no auditório Rio Cachoeira da Companhia Águas de Joinville (CAJ), entidade membro do Comitê.
A reunião teve início com a deliberação da ata da reunião anterior seguida de uma deliberação sobre ajustes no planejamento estratégico do comitê, documento que direciona as ações e metas de trabalho. Dando continuidade às deliberações, foi realizada a aprovação de duas moções.
Durante a assembleia um ponto relevante foi levantado pelo Gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina - SEMAE, Vinícius Tavares Constante, que sugeriu a mudança da data da Assembleia Setoriais Públicas previstas para o dia 17 de setembro de 2024. Após discussões, ficou acordado que a presidência irá estabelecer uma nova data, a qual será divulgada em breve.
Em seguida, a Secretária Executiva Elaine Cristine Scheunemann Fischer concedeu a palavra ao Engenheiro Ambiental da CAJ, Leonardo Rhoden Rech, que apresentou à plenária a proposta de enquadramento do Rio Velho para a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE Jarivatuba. A representante do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA, Sra. Marta Beatriz Maccarini, questionou sobre a realização de estudos de impacto na área, a fim de que o enquadramento siga todas as normas vigentes.
Em seguida a CAJ apresentou mais algumas ações realizadas, tais como a implementação do sistema de esgotamento sanitário no município de Joinville, indicadores de perdas de água e as estratégias utilizadas para a redução destes números.
No dia 20 de junho o Presidente do Comitê Babitonga - José Mário Gomes Ribeiro, juntamente com o Coordenador Técnico da Entidade Executiva Univille - Sergio Odilon Fischer, estiveram na cidade de Lages, na Reunião do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, também estavam presentes no evento o Secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde/SEMAE - Guilherme Dallacosta, as diretorias dos Comitês de Bacia do Estado e os representantes das Entidades Executivas em atividade.
Na oportunidade, as Entidades Executivas iniciaram apresentando os principais resultados dos trabalhos realizados no Projeto de Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos para o Grupo de Comitês de Bacias Hidrográficas das Bacias do Norte do Estado.
Na sequência, Vinicius Tavares Constante – Gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos/SEMAE, explanou sobre o novo modelo de contratação da Entidades Executivas, trazendo para discussão novas propostas para o próximo ano que serão acordadas com os Comitês de Bacia e encaminhadas para a FAPESC, com início dos trabalhos para o primeiro semestre de 2025.
Nesta ocasião foi entregue ao Secretário de Estado Guilherme Dallacosta, moção dos 16 Comitês de Bacia do Estado, em defesa da manutenção dos trabalhos das Entidades Executivas. Dallacosta, agradeceu o excelente trabalho e empenho de todos na Gestão dos Recursos Hídricos no Estado e anunciou novos investimentos para o setor e novas contratações para a Secretaria, e destacou a importância do evento para aproximar a Secretaria com as necessidades dos Comitês de Bacia.
Finalizando a ordem do dia, foram apresentadas algumas tratativas do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e demais trabalhos do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias.
Ocorreu no dia 11 de junho de 2024, com a idealização do Comitê Babitonga, a capacitação “Recursos Hídricos – Aspectos Institucionais e Legais”. Através dos ministrantes Dra. Therezinha Maria Novais de Oliveira e Engenheiro Sanitarista Pedro Toledo Alacon, os participantes puderam ter uma imersão de conhecimentos sobre o tema, ampliando suas discussões e aprimorando seu aprendizado, em vista de que é importante que a comunidade conheça as legislações e orientações sobre os recursos hídricos do país.
Além de participarem das palestras interativas que abordaram assuntos como: bacia hidrográfica, distribuição da água no planeta e lei das águas, todos puderam contribuir sanando suas dúvidas e discutindo sobre experiências e situações vivenciadas no âmbito da gestão dos recursos hídricos.
Ao total participaram 20 pessoas, que realizaram uma avaliação final sobre os assuntos abordados, de forma a evidenciar o processo de ensino aprendizagem.
Acompanhe as redes sociais do Comitê Babitonga e fique por dentro de oportunidades como essa.
Chegou o Boletim Informativo de Maio do Comitê Babitonga, repleto de novidades e ações importantes para a preservação e gestão dos recursos hídricos de nossa região. Nesta edição, destacamos:
Reunião de Equipe Técnica: Saiba mais sobre o desenvolvimento e execução do projeto de maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira, uma iniciativa dos alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária da Univille, e as deliberações sobre o Planejamento Estratégico para 2024.
Reunião da Rede de Monitoramento: Detalhes sobre a parceria entre o Comitê Babitonga e a Companhia Águas de Joinville para ajustes no software de monitoramento da água, visando melhorar a análise e a gestão dos dados hídricos na região.
Reunião do Conselho Deliberativo - RDS Ilha do Morro do Amaral: No dia 28 de maio de 2024, ocorreu mais uma reunião do Conselho Deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Morro do Amaral, com a participação do presidente do Comitê Babitonga, Sr. José Mário Gomes Ribeiro. Pautas importantes, como a aprovação da ata da reunião anterior e a apresentação do Plano de Manejo da RDS, foram discutidas.
Reunião do Grupo Gestor do Programa “Águas para Sempre”: No mesmo dia, 28 de maio de 2024, o grupo gestor do programa “Águas para Sempre” realizou uma reunião virtual. Foram apresentados e aprovados o relatório final e o Termo de Referência, com espaço para discussões e sugestões adicionais.
Dia da Mata Atlântica: Comemoramos o Dia da Mata Atlântica no dia 27 de maio, destacando a importância deste bioma crucial para o Brasil e a necessidade de sua conservação.
Fique por dentro dessas e outras ações importantes no Boletim de Maio e acompanhe nosso trabalho na preservação e gestão sustentável dos recursos naturais da região. Não perca!
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária:
Data: 01/07/2024 - Horário: 14h - PRESENCIAL
Local: Auditório CAJ - Rua XV de Novembro, 3950 - Joinville/SC
Para acessar ao Edital completo clique AQUI.
No dia 05 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Comitê Babitonga realizou algumas atividades para refletir sobre este dia tão significativo para todos nós.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 e é comemorado anualmente com o objetivo de estimular a conscientização global e a ação em prol do meio ambiente. Esta data é uma oportunidade para que indivíduos, comunidades e organizações reflitam sobre as questões ambientais e adotem medidas para reduzir o impacto humano no planeta, promovendo um desenvolvimento sustentável.
No período da manhã, o Comitê Babitonga fez um teatro de fantoche para os alunos dos primeiros anos da Escola Municipal Pastor Hans Müller, localizada no Bairro Glória em Joinville. O teatro de fantoches abordou de forma lúdica e divertida, através de personagens característicos da região, sobre os principais rios de Joinville e conceitos como: mata ciliar, importância da água, formas de utilização da água, qualidade da água e a conscientização do seu uso. Os participantes relataram diversas experiências vivenciadas e demonstraram muito interesse em propagar a informação aprendida, levando adiante a preocupação com o meio ambiente.
Já no período da tarde, o Comitê Babitonga em parceria com o laboratório de Meio Ambiente e Ecotoxicologia da Univille realizaram as atividades para os alunos do Colégio da Univille e para a comunidade presente. Além do teatro de fantoches, e aplicação de jogos educativos, foram apresentados aos visitantes os equipamentos utilizados no monitoramento de qualidade da água (sonda multiparâmetros, microscópio etc.) e alguns organismos vivos de água doce que são utilizados como bioindicadores.
O objetivo destas ações é incentivar e sensibilizar a comunidade quanto ao cuidado e preservação do meio ambiente, à importância da qualidade da água e às práticas sustentáveis, de modo a garantir um futuro mais saudável e equilibrado para as gerações futuras.
As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente pelo Comitê Babitonga exemplificam como ações locais podem ter um impacto significativo, inspirando a comunidade a adotar atitudes mais sustentáveis e a cuidar dos recursos naturais, essenciais para a vida e bem-estar de todos.
O Comitê Babitonga estará presente na programação especial do Junho Verde da Univille, evento dedicado à educação ambiental e sustentabilidade, celebrado em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho.
A participação do comitê começa pela manhã, das 9h30 às 11h, com uma sessão de contação de histórias na Escola Municipal Pastor Hans Muller. Esta atividade visa engajar os estudantes em narrativas que destacam a importância da preservação ambiental e a proteção dos recursos naturais.
À tarde, das 15h às 19h, o Comitê Babitonga promoverá uma série de atividades no hall do Bloco A da Univille. Entre as atividades planejadas, estão incluídas monitoramento de qualidade da água, mais sessões de contação de histórias e a aplicação de jogos educativos. Estas ações têm como objetivo sensibilizar e educar o público sobre a importância da qualidade da água e práticas sustentáveis.
A participação do Comitê Babitonga no Junho Verde reflete o compromisso da entidade com a educação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis, contribuindo para a conscientização da comunidade sobre a importância da preservação dos ecossistemas locais.
O Comitê Babitonga convida a todos para uma capacitação sobre "Recursos Hídricos - Aspectos Institucionais e Legais". O evento ocorrerá no dia 11 de junho, às 14h, no Anfiteatro 1 da Univille.
Detalhes do Evento:
Tema: Recursos Hídricos - Aspectos Institucionais e Legais
Palestrantes:
Certificação: Os participantes receberão um certificado de 6 horas.
Material de Apoio: Será enviado previamente para leitura.
Para participar, faça sua inscrição através do formulário online.
Não perca esta oportunidade!
Quem pode participar?
Usuários da Água: Setores de abastecimento público, indústria, agricultura, entre outros. Ficha de inscrição aqui.
População da Bacia: Representantes dos municípios, organizações civis de recursos hídricos e outras entidades. Ficha de inscrição aqui.
Órgãos da Administração Federal e Estadual: Representantes do Poder Executivo Federal e Estadual.
Como Participar:
Inscrição Online até 09/08;
Envie os documentos escaneados para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;
Formulário de inscrição disponível no edital;
Cópia de lei de instituição, estatuto, contrato social registrado;
Cópia da portaria de indicação do titular se ente do órgão público ou documento que comprove o exercício de mandatário da organização acompanhado de cópia de RG, habilitação, etc;
Comprovação de atividades em recursos hídricos nos últimos dois anos;
Documentação de outorga ou registro no Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos para o segmento Usuários da Água;
Documentação completa para cada segmento pode ser consultada no edital.
ASP’s:
Participe das Assembleias Setoriais Públicas que ocorrerão no dia 17/09/2024 a partir das 14h na Univille - Sala A120, Rua Paulo Malschitzki, 10 - Zona Industrial Norte - Joinville/SC
Cada instituição pode se inscrever em apenas um segmento.
Faça a diferença na gestão dos recursos hídricos da nossa região! Sua participação é fundamental!
O Comitê Babitonga está em destaque neste mês de abril com diversas atividades que promovem a conscientização ambiental e o fortalecimento da gestão hídrica na região.
Destacamos três importantes eventos:
Caravana do Bem: Em parceria com a Univille, o Comitê Babitonga participou da Caravana do Bem, promovendo ações de sensibilização ambiental na comunidade.
Oficina Participativa de Diagnóstico da APA do Quiriri: O Comitê marcou presença na Oficina de Diagnóstico da APA do Quiriri, contribuindo para a construção coletiva de estratégias de conservação ambiental.
Encontro Regional para o Fortalecimento da Gestão Hídrica: Em conjunto com a SEMAE e a Univille, foram realizados encontros para discutir questões essenciais sobre a gestão dos recursos hídricos na Baía da Babitonga.
Para conferir mais detalhes sobre essas e outras notícias, acesse o boletim completo clicando aqui.
Na tarde de 30 de abril, foi realizado o Encontro Regional para o Fortalecimento da Gestão Hídrica na cidade de Itapoá/SC. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade e teve como objetivo principal discutir questões fundamentais, como a contextualização de Comitê de Bacia e do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga, o processo de renovação das entidades membro do Comitê por meio das Assembleias Setoriais Públicas e a importância da participação de todos na gestão das águas. O encontro foi promovido pelo Comitê Babitonga e pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE), organizado pela Entidade Executiva - Univille. O encontro proporcionou um espaço de diálogo e colaboração essencial para o avanço da gestão hídrica na região.
Na tarde de 23 de abril ocorreu o primeiro Encontro Regional para o Fortalecimento da Gestão Hídrica. O encontro ocorreu no campus da Univille em São Francisco do Sul e teve por objetivo discutir temas cruciais, como a contextualização e ampliação do Complexo Hídrico da Baia da Babitonga, a renovação de seus membros através das Assembleias Setoriais Públicas e a relevância da participação de todos na gestão das águas. O encontro foi organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina – SEMAE e pelo Comitê Babitonga através de sua Entidade Executiva – Univille, contou com a participação da Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, Associação Movimento Ecológico Carijós – AMECA, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, Associação de Moradores de Ubatuba – AMU, além de representantes do Comitê Babitonga.
O Comitê Babitonga lança seu Boletim Informativo de Março, trazendo os acontecimentos mais relevantes do mês. Destacam-se:
A Vice-presidente do Comitê, Virgínia Grace Barros, participou ativamente das reuniões virtuais da Câmara Técnica Conjunta (CTC), em colaboração com o COMDEMA. O objetivo é propor diretrizes para acidentes e emergências ambientais em áreas especiais, visando a proteção dos mananciais na abrangência da rodovia SC 418.
Além disso, ocorreu a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2024, onde foi deliberada a prorrogação do mandato da diretoria do Comitê Babitonga. Outros pontos de destaque foram a aprovação dos Relatórios de Comunicação e de Atividades de 2023, bem como do Planejamento Estratégico.
O Comitê também marcou presença no I Encontro Regional de Comitês de Bacias da Região Sul do Brasil (ERCOB SUL), em Florianópolis. O evento proporcionou discussões sobre os avanços e desafios enfrentados pelos Comitês de Bacias, com foco em questões como conflitos de uso da água e medidas para minimizar impactos das secas e inundações.
Por fim, em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Comitê Babitonga, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Joinville, promoveu diversas ações educativas e informativas. O evento destacou a importância da água e do clima, abordando temas como a preservação dos recursos hídricos e os impactos das mudanças climáticas.
O Boletim Informativo completo está disponível aqui, trazendo detalhes sobre esses e outros acontecimentos relevantes para a gestão dos recursos naturais na região.
O dia 22 de março, dia mundial da Água, foi um dia de grandes ações realizadas pelo Comitê Babitonga por meio de sua Entidade Executiva – Univille. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Joinville, o Comitê Babitonga realizou uma ação de educação socioambiental no Ágora Teck Park. Na ocasião, o Comitê Babitonga dialogou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo comitê, estes foram explanados com auxílio de maquete de bacia hidrográfica, distribuição de livros técnicos e aplicação de jogos de educação ambiental.
No período da noite ocorreram as palestras na Universidade Univille, com a temática “Mudanças Climáticas”, realizadas pelo Dr. Robison Negri e o Me. Maiko Richter, representantes da Defesa Civil de Joinville. Após as palestras, houve uma mesa redonda mediada pela Dra. Magda Cristina Franco, Gerente da unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville e pela Professora Dra. Therezinha Maria Novais de Oliveira, Coordenadora da Entidade Executiva - Univille. O evento contou com a presença da Secretária Executiva do Comitê Babitonga, Sra. Elaine Cristine Scheunemann Fischer, equipe da SAMA, professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Ciências Biológicas, entre outros. A temática abordada foi de extrema importância para a comunidade, que pode discutir sobre os recursos hídricos e drenagem urbana à luz da mudança climática.
No dia 19 de março de 2024, na Universidade da Região de Joinville - Univille, ocorreu a primeira Assembleia Geral Ordinária do Comitê Babitonga deste ano. Os membros reunidos abordaram uma ampla gama de tópicos essenciais para a gestão e proteção da Baía da Babitonga e suas áreas adjacentes.
Entre os pontos discutidos, destacam-se a aprovação da Deliberação 010, datada de 13 de dezembro de 2023, que aprovou o "ad referendum" do Projeto de Monitoramento de Qualidade das águas em rios do Complexo Hidrológico da Baía Babitonga. Também foram tratados assuntos como o envio de ofícios recebidos e enviados ao longo do ano, uma ação crucial para estabelecer parcerias, promover diálogos e coordenar ações conjuntas com outras entidades ambientais e apresentação do software de gestão de dados da água, ressaltando a importância da tecnologia no monitoramento e preservação dos recursos hídricos locais, ferramenta que contribuirá para o Plano de Bacias e tomada de decisões sobre Recursos Hídricos da Região.
Discutiu-se ainda a continuidade do mandato da diretoria, ficando previsto Assembleias Setoriais Públicas para nova composição do Comitê Babitonga para o mês de agosto, assim como foram apresentados e discutidos os relatórios de comunicação e atividades referentes ao ano anterior.
Foram apresentadas informações sobre os dados do Complexo Baía da Babitonga, onde os participantes puderam compreender melhor os desafios e oportunidades relacionados à preservação hídrica da região.
Outro destaque da Assembleia foi a discussão do planejamento estratégico, fundamental para orientar as futuras ações do Comitê, alinhando objetivos, metas e recursos disponíveis. Além disso, foi abordado o andamento do projeto FAPESC e seu cumprimento de metas em 2023, uma iniciativa de grande importância para o ano em curso.
Por fim, o representante da SEMAE, Sr. César Rodolfo Seibt, explicou o que são e como funcionam as Assembleias Setoriais Públicas - ASPs, previstas para acontecer este ano no Comitê Babitonga.
O Comitê Babitonga destaca nesta edição do Boletim Informativo os acontecimentos mais relevantes ocorridos nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.
Entre os temas abordados, destacam-se o monitoramento da qualidade da água dos Rios Cubatão e Cachoeira, importantes cursos d'água da região. Além disso, o Comitê realizou uma série de reuniões estratégicas, incluindo encontros com a equipe técnica da Univille para alinhamentos das ações de 2024 e com o Fórum Catarinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas para o I ENCORB SUL.
A capacitação em Assembleias Setoriais Públicas e a apresentação de um novo software de qualidade de água também são pontos de destaque deste boletim, evidenciando o compromisso do Comitê Babitonga com a inovação e o aprimoramento contínuo de suas atividades.
Para conferir todas as informações detalhadas sobre esses temas e muito mais, convidamos você a acessar o boletim completo através deste link.
.
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, a participarem da Assembleia Geral Ordinária:
Data: 19/03/2024 - Horário: 14h - PRESENCIAL
Local: UNIVILLE – 1º piso – Bloco A – Sala A118
R. Malschitzki 10, Distrito Industrial, Joinville/SC
Para acessar ao Edital completo clique AQUI.
No dia 16 de fevereiro, os técnicos em gestão de recursos hídricos da Entidade Executiva FURJ/Univille se reuniram no auditório da Universidade da Região de Joinville (Univille) para o recebimento das sondas multiparâmetros e demais materiais complementares para a execução das atividades e coletas de água. A entrega foi realizada pela entidade executiva FURJ/Univille com recursos financeiros oriundos do Edital FAPESC Nº 32/2022 para uso durante a vigência do Projeto de Fortalecimento da Gestão de Recursos Hídricos para o Grupo de Comitês de Bacias Hidrográficas do Norte do Estado e contou com a presença da coordenadora geral Prof.ª Dr.ª Therezinha Maria Novais de Oliveira e do Coordenador Técnico, Sergio Odilon Fischer.
Após a entrega, a técnica em Recursos Hídricos do Comitê Babitonga, Mileine Girardi Bernardi, juntamente com os demais técnicos da Região, receberam um treinamento com a Técnica de Laboratório Aline Scheller Coan da Univille, para o correto manuseio e utilização da sonda, a qual desempenhará um papel crucial no Projeto de monitoramento da qualidade das águas da região.
A sonda multiparâmetro entregue é um equipamento portátil capaz de monitorar parâmetros fundamentais da qualidade da água, tais como pH, oxigênio dissolvido, turbidez, temperatura e condutividade. Ao todo, são 12 diferentes parâmetros que fornecerão uma análise abrangente da saúde dos corpos d'água monitorados.
Com a implementação dessa sonda, o Comitê Babitonga busca reforçar seu compromisso com a gestão ambiental responsável e através do Projeto de monitoramento da qualidade das águas, agora impulsionado pela entrega da sonda multiparâmetros, contribuindo significativamente com dados mensais destes parâmetros em rios da Bacia.
Ao final deste encontro, foi realizada uma breve reunião de alinhamento da Coordenação com a Equipe da Entidade Executiva sobre as atividades a serem desempenhadas no decorrer deste ano, frisando a importância da participação e engajamento dos membros dos comitês em questão.
No boletim informativo de dezembro, o Comitê Babitonga destaca a sua participação no Treinamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), Planejamento Estratégico de 2023, assim como a reunião do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas para o planejamento de 2024.
Veja também a posse da reitoria da Entidade Executiva do Comitê e a entrega da Medalha de Proteção de Defesa Civil “Laurita Pedroso de Oliveira” para a Vice-Presidente do Comitê em homenagem na Câmara de Vereadores de Barra Velha. Confira o conteúdo completo!
Em novembro, o Comitê Babitonga realizou a 88ª Assembleia Geral Ordinária, finalizando o ano com discussões sobre os planos de trabalho para 2024. Destaque também para as reuniões de planejamento estratégico e a entrega do software de gestão de dados da água. No campo da sensibilização ambiental, a Coordenadora da Entidade Executiva do comitê recebeu a medalha “Amiga da Reciclagem” na Câmara de Vereadores de Joinville, e a secretária executiva do comitê participou do lançamento do documentário "Caminhos da Serra", abordando a importância das Montanhas da Serra do Mar para a região. Confira o boletim completo para ficar por dentro de tudo.
O Boletim Informativo de Outubro destaca o engajamento do Comitê Babitonga em eventos-chave, como o IX Seminário de Educação Ambiental em Recursos Hídricos e a participação no 10º SUCST. A Reunião de Planejamento Estratégico e a Capacitação em Cadastro de Usuários e Outorga do Uso da Água reforçam a abordagem proativa na gestão responsável dos recursos hídricos. Para mais detalhes sobre essas importantes iniciativas, confira o boletim completo.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, bem como a comunidade de Joinville e Garuva, a participarem da Assembleia Geral Ordinária, por meio de videoconferência:
Data: 16/04/2021
Horário: 14h30min
Link da Reunião - Plataforma Zoom
https://zoom.us/j/97138629863?pwd=V1JiQVgrS24yZFpETjQxbm9JMEFUZz09
ID da reunião: 971 3862 9863
Senha de acesso: 859199
PAUTA PLENÁRIA:
Joinville, 30 de março de 2021.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas, bem como a comunidade de Joinville e Garuva, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, por meio de videoconferência:
Data: 30/03/2021
Horário: 15h
Link da Reunião - Plataforma Zoom
https://zoom.us/j/94552445488?pwd=L1A4VnkvMkN5ZFpGOHA1eDlwTVZSUT09
ID da reunião: 945 5244 5488
Senha de acesso: 302972
PAUTA PLENÁRIA:
JOSÉ MÁRIO GOMES RIBEIRO
PRESIDENTE
É hoje!
Acesso ao UnivillePlay, através do link: https://www.youtube.com/channel/UCd785mQKl6J9O57WKwySEZA
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira, bem como a comunidade de Joinville e Garuva, a participarem da Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 27 de outubro de 2020, às 15h, por meio de videoconferência, na plataforma ZOOM:
Link: https://zoom.us/j/93803187977?pwd=dFBBYWpyeFQ2SzJOcjRpK1NQaXY3QT09
ID da reunião: 938 0318 7977
Senha de acesso: 416241
1. Expedientes
1.1. Ordem do dia
1.1.1. Leitura da Ata da reunião anterior (anexo)
1.1.2. Deliberação da aprovação Resolução aprovada ad refendum nº 001, com o quadro de entidades membro
1.1.3. Deliberação – Planejamento Estratégico
1.1.4. Deliberação – Câmara Técnica: Gestão 2020 - 2021
1.1.5. FEHIDRO: Prorrogação ANO 2 / Prestação de Contas / Metas e Indicadores
1.1.6. Deliberação – Plano de Capacitação ANO 3
1.1.7. Deliberação – Plano de Comunicação e Mobilização ANO 3
1.1.8. Deliberação – Plano de Trabalho 2021
1.1.9. Enquadramento Rio Cubatão
1.1.10. Apresentação dos dados: precipitação / qualidade de água / cartográficos
1.1.11. Apresentação dos resultados do “Seminário 2020”
2. Assuntos Gerais
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira, bem como a comunidade de Joinville e Garuva, a participarem da Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 23 de junho de 2020, às 14h, por meio de videoconferência, na plataforma TEAMS:
1. Expedientes
1.1. Ordem do dia
1.1.1. Leitura da Ata da reunião anterior
1.1.2. Deliberação – Plano de Capacitação FEHIDRO – Ano 2
1.1.3. Deliberação – Relatório de Atividades 2019
1.1.4. Deliberação – Planejamento Estratégico
1.1.5. Prestação de Contas – FEHIDRO
1.1.6. Alteração – Quadro de Funcionários
1.1.7. Apresentação dos dados de precipitação
1.1.8. Apresentação dos resultados do “Seminário Itinerante/2019”
1.1.9. Ofício – Termo de Referência para Elaboração dos Planos das Bacias
1.1.10. Eleição da Comissão Consultiva – Gestão 2020 a 2022
2. Assuntos Gerais
IMPORTANTE: Solicitamos que os membros (titulares e suplentes) façam contato via telefone: (47) 3435 3730, informando o endereço de e-mail que irão utilizar para acessar a plataforma TEAMS, no dia da reunião, para que possamos cadastrar seu e-mail e realizar um teste prévio de acesso à plataforma.
Joinville, 27 de maio de 2020.
Nessa capacitação será demonstrado como baixar e instalar gratuitamente o software Google Earth, assim como será possível visualizar as principais características e configurações, utilizando o software como uma ferramenta de Geoprocessamento. Ao final do curso será possível criar um mapa com todos os elementos exigidos pela Cartografia, assim como gerar um vídeo para ilustrar uma bacia hidrográfica.
Link para inscrição: https://www.even3.com.br/capacitacaousodesoftwareslivresbaciashid/
As inscrições são via Even3 até 29/05/2020 (acima links de inscrição nos cursos).
As aulas estarão disponíveis de forma on-line no Google Classroom de 02 à 15/06/2020 (link será repassado após finalização do período de inscrição).
Haverá uma avaliação para validar o conteúdo e será emitido um certificado que será disponibilizado até 19/06/2020.
Nesta capacitação serão abordados conceitos, causas, consequências e fatores naturais e antrópicos que influenciam o fenômeno.
Link para inscrição: https://www.even3.com.br/capacitacaoassoreamentoedesassoreamento/
As inscrições são via Even3 até 29/05/2020 (acima links de inscrição nos cursos).
As aulas estarão disponíveis de forma on-line no Google Classroom de 02 à 15/06/2020 (link será repassado após finalização do período de inscrição).
Haverá uma avaliação para validar o conteúdo e será emitido um certificado que será disponibilizado até 19/06/2020.
O Seminário de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, na sua 5ª edição, tem como objetivo viabilizar a discussão de boas práticas ambientais e a questão da saúde, diretamente relacionada ao saneamento básico e experiências observadas na região das Bacias Hidrográficas dos rios Cubatão e Cachoeira. Visa socializar os resultados de estudos e pesquisas na temática ambiental, sendo uma oportunidade de troca de conhecimento.
Programação:
19H30| Abertura
- José Mario Gomes Ribeiro (Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira)
20H05| Água potável e saneamento: o impacto na saúde humana
- Palestrante Drª Roseneide Campos Deglmann (Univille - Profª)
20H45|Espaço para perguntas
21H00| Mesa Redonda
- Drª Roseneide Campos Deglmann (Univille - Profª)
- Drª Therezinha Maria Novais de Oliveira (Univille - Profª, Coordenadora da Entidade Executiva)
- José Mario Gomes Ribeiro (Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira)
21H30| Coffee break
22H00| Encerramento
Faça sua inscrição: https://www.even3.com.br/vseminariodeeducacaoambiental/
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira, bem como a comunidade de Joinville e Garuva, a participarem da Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 13 de setembro de 2019, às 15h nas dependências da UNIVILLE – 1º piso – Bloco A – Sala A118, localizada no Campus Universitário, s/nº – Bom Retiro, cidade de Joinville/SC:
1. Expedientes
1.1. Ordem do dia
1.1.1. Leitura da Ata da reunião anterior (anexo)
1.1.2. Deliberação – Plano de Capacitação
1.1.3. Palavra – DRHI
1.1.3.1. Nova estrutura estadual
1.1.3.2. Situação do Regimento Interno e Composição do Comitê
1.1.4. Palavra - Entidade Executiva – UNIVILLE
1.1.4.1. Convênio FEHIDRO
1.1.4.2. IQA – Índice de Qualidade de Água
1.1.5. Palavra – Companhia Águas de Joinville
1.1.5.1. IQA – Índice de Qualidade de Água
1.1.5.2. PSA – Pagamento por Serviços Ambientais
1.1.6. Palavra – Prefeitura Municipal de Joinville
1.1.6.1. Tema: Jardins Drenantes, aplicação do princípio da Drenagem Urbana Sustentável ao processo de urbanização - Adilson Gorniack
1.1.7. Site CCJ – Nova Configuração
1.1.8. Quadro atualizado de Entidades Membro do Comitê
2. Assuntos Gerais
Joinville, 27 de agosto de 2019.
No último dia 06 ocorreu em Joinville o evento “Conhecendo os ODS”, na praça do Mercado Público Municipal. O evento trouxe diversas atividades educativas com intuito de disseminar o conhecimento acerca dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Comitê esteve presente orientando para os cuidados em relação ao ODS 6 – Água Potável e Saneamento, com jogos, maquetes e muita informação.
Os estudantes do 4º ano A realizaram no dia 28 de junho, apresentação de uma peça teatral abordando o conhecimento adquirido através do Projeto “Monitorando Rios pela Educação na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira” em parceria com o CCJ, podendo multiplicar o aprendizado de forma lúdica e divertida com o público presente.
Dia 27 de junho tivemos uma nova capacitação aplicada pelo CCJ, que contou com a presença de membros do Comitê, estudantes e profissionais da área. Houve dois momentos de aprendizado: um em sala e outro em campo, onde puderam ser aplicados alguns dos conhecimentos obtidos através da leitura prévia do material e a demonstração de equipamentos utilizados para a realização das medições de qualidade de água.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira, bem como a comunidade de Joinville e Garuva, a participarem da Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 22 de março de 2019, às 15h nas dependências da UNIVILLE – 1º piso – Bloco A – Sala A118, localizada no Campus Universitário, s/nº – Bom Retiro, cidade de Joinville/SC:
1.1. Ordem do dia
1.1.1 Leitura da Ata da reunião anterior (anexo)
1.1.2. Deliberação - Relatório das Atividades – 2018
1.1.3. Deliberação – Plano de Trabalho 2019
1.1.4. Deliberação – Plano de Comunicação
1.1.5. Deliberação – Plano de Capacitação
1.1.6. Palavra - Entidade Executiva e nova Equipe Técnica do Comitê
1.1.6.1. Convênio FEHIDRO
1.1.6.2. Auditoria SDS
1.1.7. Plano de Bacias de Bacia
1.1.8. APA - Dna. Francisca
1.1.9. Estações Meteorológicas
1.1.10. Quadro atualizado de Entidades Membro do Comitê
1.1.11. Palavra – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
1.1.11.1. Processo de seleção, renovação e substituição de organizações e membros nos Comitês de Bacia Hidrográfica
José Mário Gomes Ribeiro
Presidente
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira, bem como a comunidade de Joinville e Garuva, a participarem da Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 22 de março de 2019, às 15h nas dependências da UNIVILLE – 1º piso – Bloco A – Sala A118, localizada no Campus Universitário, s/nº – Bom Retiro, cidade de Joinville/SC:
1.1. Ordem do dia
1.1.1 Leitura da Ata da reunião anterior (anexo)
1.1.2. Deliberação - Relatório das Atividades – 2018
1.1.3. Deliberação – Plano de Trabalho 2019
1.1.4. Deliberação – Plano de Comunicação
1.1.5. Deliberação – Plano de Capacitação
1.1.6. Palavra - Entidade Executiva e nova Equipe Técnica do Comitê
1.1.6.1. Convênio FEHIDRO
1.1.6.2. Auditoria SDS
1.1.7. Plano de Bacias de Bacia
1.1.8. APA - Dna. Francisca
1.1.9. Estações Meteorológicas
1.1.10. Quadro atualizado de Entidades Membro do Comitê
1.1.11. Palavra – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
1.1.11.1. Processo de seleção, renovação e substituição de organizações e membros nos Comitês de Bacia Hidrográfica
José Mário Gomes Ribeiro
Presidente
No dia 14/02/2019 teve início a atuação da nova Analista de Serviços Administrativos Senior do Comitê Cubatão Cachoeira Joinville e Comitê Itapocu. Milena Boeger Kempner possui formação em Engenharia Química pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, formação Técnica em administração, e está cursando Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Milena irá auxiliar na execução das atividades técnicas e administrativas da entidade executiva, coordenadas pelo coordenador geral, para ambos os comitês.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira, bem como a comunidade de Joinville e Garuva, para participar da Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 10 de novembro de 2017, às 15h na UNIVILLE – 1º piso – Bloco A – Sala A118, localizada no Campus Universitário, s/nº – Bom Retiro, cidade de Joinville/SC:
1.1. Ordem do dia
1.1.1.Leitura da Ata da reunião anterior (anexo);
1.1.2.Plano de Trabalho 2018;
1.1.3.Calendário 2018;
1.1.4.Atualização Cadastral;
1.1.5.Regimento Interno
1.1.6.Enquadramento – Rio Cubatão.
Joinville, 25 de outubro de 2017.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Convocamos todas as entidades pertencentes ao Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira, bem como a comunidade de Joinville e Garuva, a participarem da Assembleia Geral Ordinária a realizar-se no dia 17 de março de 2017, às 15h na UNIVILLE – 1º piso – Bloco A – Sala A118, localizada no Campus Universitário, s/nº – Bom Retiro, cidade de Joinville/SC:
1.1. Ordem do dia
1.1.1.Leitura da Ata da reunião anterior (anexo);
1.1.2.Aprovação do Relatório das Atividades – 2016;
1.1.3.Convênios SISMMAM e FEHIDRO;
1.1.4.Apresentação de dados ambientais das bacias;
1.1.5.Plano de Trabalho 2017;
1.1.6.Atualização Cadastral;
1.1.7.Projeto Babitonga Ativa / SC Babitonga;
1.1.8.Ampliação da área de atuação do Comitê.
Joinville, 22 de fevereiro de 2017.
Presidente
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 10/11/2016
PROJETO VIVA CIRANDA -Visita a propriedades Rurais
O Projeto Viva Ciranda é uma atividade que visa o turismo pedagógico na área rural de Joinville, onde algumas propriedades rurais são transformadas em grandes salas de aula ao ar livre, oportunizando o aprendizado em contato direto com a natureza.
Cada propriedade oferece diferentes especialidades – fauna e flora, pequenos animais, aves exóticas, horta orgânica, nascentes, produtos artesanais, trilhas e tratamento ecológico de água e esgoto, entre outras.
O Projeto vem estimulando o desenvolvimento local destas propriedades e favorece a sustentabilidade da região, por meio da comercialização de produtos coloniais e do turismo rural.
Em 24 de setembro foi realizada uma saída, com a equipe técnica do Comitê CCJ, para visitação de propriedades participantes do projeto. Como roteiro seguido foi: 1) Propriedade do Sr. Ango Kersten - Estrada Bonita; 2) Propriedade Vale das Nascentes – Quiriri; 3) Almoço - Rio da Prata e por fim 4) Propriedade da Família Schroeder - Estrada dos Morros.
Localizada na Estrada Bonita, na propriedade do Sr. Ango Kersten, a equipe do CCJ conheceu o cultivo da cana de açúcar e a fabricação artesanal do melado, fizeram uma visita pela propriedade. Também conheceram o curral e o museu de utensílios agrícolas.
Na propriedade Vale das Nascentes, localizada na Estrada Quiriri, em meio à Mata Atlântica, com belas paisagens, trilhas, nascentes, pomar de frutas variadas e a presença de pequenos animais, a equipe do CCJ visualizou as diversas nascentes da propriedade e o trabalho desenvolvido por eles sobre a importância do uso racional da água e da conservação do meio ambiente.
Situada na Estrada dos Morros, na propriedade da Família Schroeder a equipe do CCJ pode conhecer os cuidados com a horta e no trato de animais, como tirar leite de cabra e ainda, percorreram uma trilha até o Rio Piraí, este responsável por 30% do abastecimento de água do município de Joinville.
Como resultado da visita realizada nas propriedades o Comitê CCJ irá realizar, no próximo ano, capacitações com todos participantes deste projeto, com o objetivo de informar sobre o Comitê e os recursos hídricos da região, assim como auxiliar no processo de educação ambiental fomentado por eles.
Foto 01: Visita Equipe CCJ na propriedade do Sr. Ango Kersten.
Foto 02: Visita Equipe CCJ propriedade Vale das Nascentes.
Foto 03: Visita Equipe CCJ propriedade Vale das Nascentes.
FÓRUM DE COMITÊS 20/10/2016
FÓRUM DE COMITÊS – Lages/SC
Nos dias 20 e 21 de outubro de 2016, o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira - CCJ, participou do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, no município de Lages.
O Fórum contou com a participação de 15 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado. Inicialmente ocorreu a fala por parte do governo do Estado, representado pela Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, tratando de assuntos pertinentes a gestão e manutenção dos Comitês.
O então Presidente do Fórum, José Carlos Virtuoso, apresentou o relatório de atividades desenvolvidas durante o período de 2014 - 2016. Também foi alterado e aprovado o Regimento Interno do Fórum Catarinense de Comitês, assim como proposta nova eleição para coordenação do mesmo.
Foram eleitos por unanimidade para o Colegiado Coordenador do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, para o período de 21 de outubro de 2016 à 31 de outubro de 2016, os seguintes Comitês: Antas, Canoas, Chapecó/Irani, Cubatão, Tijucas, Peixe e Urussanga, o novo colegiado escolheu como Coordenador Geral, o Comitê Peixe, representado por seu presidente Ricardo Marcelo de Menezes.
Foto 01: Comitês participantes do Fórum.
Foto 02: Colegiado eleito para coordenação do Fórum de Comitês do Estado de Santa Catarina.
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS 15/08/2016
SEMINÁRIO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Apresentação do Prof. Dr. Carlos Tucci
Em 15 de agosto de 2016, consultoras do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira participaram de um seminário de gestão de recursos, ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Tucci no Parque Tecnológico Alfa em Florianópolis/SC, evento organizado pela Fundação CERTI, responsável pela elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina.
O Seminário abordou temas como conceitos hidrológicos e seus processos; os efeitos antrópicos sobre o ciclo hidrológico; disponibilidade hídrica e qualidade da água; diversos usos da água; processos de outorga e enquadramento dos rios e segurança hídrica. Contando com a vasta experiência do professor na gestão de recursos hídrico.
Foto 01: Apresentação do Prof. Dr. Carlos Tucci no Seminário Gestão de Recursos Hídricos.
Foto 02: Consultoras do CCJ com o palestrante Prof. Dr. Carlos Tucci.
MONITORAMENTO AMBIENTAL 06/07/2016
REUNIÃO COMDEMA
Apresentação do Comitê sobre Qualidade da Água
Em 06 de julho de 2016, foi realizada na Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA, uma apresentação sobre os parâmetros de qualidade de água nas Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira.
O professor da UNIVILLE e integrante da equipe técnica do Comitê, Me. Wellington Baldo, fez uma explanação dos resultados obtidos pelo Comitê a partir dos dados históricos de monitoramento da qualidade e quantidade de água das duas bacias hidrográficas.
Através de análises de parâmetros físico-químico e biológicos, com ênfase para nitrogênio, fósforo, coliformes, com aplicação da fórmula de avaliação do IQA (Índice de Qualidade da Água), identificou que a qualidade vem sofrendo com as interferências antrópicas, tanto relacionadas com lançamento in natura de esgoto sanitário, industrial e aplicação de agrotóxicos.
Foto 01: Apresentação de Wellington Baldo da Equipe Técnica do Comitê na Reunião do COMDEMA.
MONITORAMENTO AMBIENTAL 17/10/2016
MONITORAMENTO ECOTOXICOLÓGICO
Águas dos Rios Cubatão e Cachoeira
O que é Ecotoxicologia?
A ecotoxicologia é a ciência que tem por objetivo estudar a contaminação do ambiente por poluentes naturais e sintéticos, produzidos por atividades humanas, seus efeitos sobre os seres vivos que habitam a biosfera (ZAGATTO & BERTOLETTI, 2006).
Os testes ecotoxicológicos constituem elemento fundamental da Ecotoxicologia, os quais permitem avaliar o efeito da relação entre dose e tempo de exposição sobre organismos em teste, possibilitando estimar o potencial tóxico do agente químico testado. Os testes de toxicidade avaliam o grau de sensibilidade ou resistência de diferentes espécies de animais e plantas a uma substância tóxica particular, a um efluente ou a uma amostra ambiental suspeita de contaminação (LOURENÇO, 2006).
Estes testes subdividem-se em agudos e crônicos. Enquanto os testes agudos medem a letalidade pela exposição dos organismos a altas concentrações por um curto período de tempo (geralmente 96 h), os testes crônicos medem parâmetros subletais (crescimento, sucesso reprodutivo, mudanças histológicas, efeitos bioquímicos) por um período de exposição relativamente longo e sob concentrações menores. Esses testes crônicos avaliam os efeitos causados pelos poluentes em todo o ciclo de vida, ou em uma fase importante do ciclo (PEREIRA & SOARES, 2002).
O que o CCJ faz de Ecotoxicologia?
O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira (CCJ) realiza coletas mensais em que são executados testes de toxicidade aguda com espécies Daphnia magna (Straus, 1820) conforme normas ABNT (NBR 12713/2016 e 15469/2015).
Os pontos avaliados são: do Rio Cubatão: Estrada João Fleith (RC1), Estrada do Saí (RC2) e sob a ponte Rua Tuiuti (RC3), do Rio Cachoeira: Ponte Rua João Pessoa com Marcos Welmuth (RCA1), Ponte Prefeitura (RCA2) e Ponte Trabalhador (RCA3).
Fonte: CCJ (2016).
CLIMATOLOGIA 17/08/2016
BOLETIM CLIMÁTICO
Estação Meteorológica UNIVILLE
Yara de Mello
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Estação Meteorológica Convencional da UNIVILLE está localizada na Zona Industrial Norte, em Joinville/SC. E inserida na bacia hidrográfica do rio Cubatão, próximo à divisa com a bacia hidrográfica do rio Cachoeira (Figura 1 - vide anexo). A estação opera desde agosto de 1995, e são realizadas três leituras diárias dos dados, às 9, 15 e 21 horas, conforme norma da Organização Meteorológica Mundial.
A Figura 02 (vide anexo) apresenta os dados de 2016 relativos ao acumulado de precipitação nos meses de janeiro a julho.
No primeiro semestre de 2016 choveu 8,9% abaixo da média histórica para este período. Os meses de fevereiro e maio foram os únicos em que choveu acima da média, 34,5% e 58,7% respectivamente.
Neste período não foi registrado nenhum recorde de acumulados mensais de precipitação pluviométrica, em relação à série histórica da estação.
No dia 16 de julho registrou-se o maior total diário de chuva do semestre, 76,3 mm, seguido pelo dia 1 de fevereiro, com 72,4 mm. Fevereiro foi o mês com maior frequência de registros extremos, choveu mais que 50 mm em quatro dias, sendo que a média é de 1,5 dias com precipitação superior a este patamar no mês.
Em janeiro, o patamar de 50 mm foi ultrapassado no dia 9, quando se registrou 51,3 mm de chuva. Em geral, para o primeiro semestre de 2016, registrou-se sete dias com chuva superior a 50 mm.
As bacias dos rios Cubatão e Cachoeira não foram às únicas áreas a registrarem baixos índices pluviométricos nos meses de janeiro e junho. Segundo dados do Infoclima, disponível no site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), grande parte da Região Sul do Brasil apresentou déficit de chuva neste período.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 01/08/2016
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Coordenadora: Elzira Maria Bagatin Munhoz
Barbra Aliane Bachtold
Izabel da Silva Liberato
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O Comitê de Gerenciamento dos Rios Cubatão e Cachoeira Joinville - CCJ em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente no dia 5 de Junho, promoveu uma semana de atividades de Educação Ambiental na região. A semana mundial do meio ambiente busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização. A ONU (Organização das Nações Unidas) busca, nesse período, estabelecer e personalizar questões ambientais, possibilitando a cada indivíduo a percepção de sua responsabilidade e sobre se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.
Do dia 06 ao dia 09 foram desenvolvidas atividades pelo CCJ em empresas, escolas e universidade que contemplaram palestras sobre as Bacias Hidrográficas de Joinville e a atuação do Comitê de Bacia – CCJ e jogos sobre o Consumo Consciente e Preservação. Neste evento, contou-se com um público direto de 197 pessoas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 01/08/2016
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Coordenadora: Elzira Maria Bagatin Munhoz
Barbra Aliane Bachtold
Izabel da Silva Liberato
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O Comitê de Gerenciamento dos Rios Cubatão e Cachoeira Joinville - CCJ em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente no dia 5 de Junho, promoveu uma semana de atividades de Educação Ambiental na região. A semana mundial do meio ambiente busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização. A ONU (Organização das Nações Unidas) busca, nesse período, estabelecer e personalizar questões ambientais, possibilitando a cada indivíduo a percepção de sua responsabilidade e sobre se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.
Do dia 06 ao dia 09 foram desenvolvidas atividades pelo CCJ em empresas, escolas e universidade que contemplaram palestras sobre as Bacias Hidrográficas de Joinville e a atuação do Comitê de Bacia – CCJ e jogos sobre o Consumo Consciente e Preservação. Neste evento, contou-se com um público direto de 197 pessoas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL 01/08/2016
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Coordenadora: Elzira Maria Bagatin Munhoz
Barbra Aliane Bachtold
Izabel da Silva Liberato
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O Comitê de Gerenciamento dos Rios Cubatão e Cachoeira Joinville - CCJ em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente no dia 5 de Junho, promoveu uma semana de atividades de Educação Ambiental na região. A semana mundial do meio ambiente busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização. A ONU (Organização das Nações Unidas) busca, nesse período, estabelecer e personalizar questões ambientais, possibilitando a cada indivíduo a percepção de sua responsabilidade e sobre se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.
Do dia 06 ao dia 09 foram desenvolvidas atividades pelo CCJ em empresas, escolas e universidade que contemplaram palestras sobre as Bacias Hidrográficas de Joinville e a atuação do Comitê de Bacia – CCJ e jogos sobre o Consumo Consciente e Preservação. Neste evento, contou-se com um público direto de 197 pessoas.
Horário de Expediente: das 13h às 19h de Segunda a Sexta |
Endereço: Ed. Floripa Office, anexo ao Floripa Shopping,Rod. Virgílio Várzea, nº 529 |
Telefone:+55 (48) 3665-4203 |
Bairro: Saco Grande, Florianópolis, SC,CEP:88032-001 |