Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo

Hidrológico da Baía da Babitonga e Bacias Contíguas

Comitê Babitonga realiza primeira Assembleia Geral Ordinária de 2024

26/03/2024

No dia 19 de março de 2024, na Universidade da Região de Joinville - Univille, ocorreu a primeira Assembleia Geral Ordinária do Comitê Babitonga deste ano. Os membros reunidos abordaram uma ampla gama de tópicos essenciais para a gestão e proteção da Baía da Babitonga e suas áreas adjacentes.

Entre os pontos discutidos, destacam-se a aprovação da Deliberação 010, datada de 13 de dezembro de 2023, que aprovou o "ad referendum" do Projeto de Monitoramento de Qualidade das águas em rios do Complexo Hidrológico da Baía Babitonga. Também foram tratados assuntos como o envio de ofícios recebidos e enviados ao longo do ano, uma ação crucial para estabelecer parcerias, promover diálogos e coordenar ações conjuntas com outras entidades ambientais e apresentação do software de gestão de dados da água, ressaltando a importância da tecnologia no monitoramento e preservação dos recursos hídricos locais,  ferramenta que contribuirá para o Plano de Bacias e tomada de decisões sobre Recursos Hídricos da Região.

Discutiu-se ainda a continuidade do mandato da diretoria, ficando previsto Assembleias Setoriais Públicas para nova composição do Comitê Babitonga para o mês de agosto, assim como foram apresentados e discutidos os relatórios de comunicação e atividades referentes ao ano anterior.

Foram apresentadas informações sobre os dados do Complexo Baía da Babitonga, onde os participantes puderam compreender melhor os desafios e oportunidades relacionados à preservação hídrica da região.

Outro  destaque da Assembleia foi a discussão do planejamento estratégico, fundamental para orientar as futuras ações do Comitê, alinhando objetivos, metas e recursos disponíveis. Além disso, foi abordado o andamento do projeto FAPESC e seu cumprimento de metas em 2023, uma iniciativa de grande importância para o ano em curso.

Por fim, o representante da SEMAE, Sr. César Rodolfo Seibt, explicou o que são e como funcionam as Assembleias Setoriais Públicas - ASPs, previstas para acontecer este ano no Comitê Babitonga.