Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Complexo

BOLETIM CLIMÁTICO

Estação Meteorológica UNIVILLE

Yara de Mello

A Estação Meteorológica Convencional da UNIVILLE está localizada na Zona Industrial Norte, em Joinville/SC. E inserida na bacia hidrográfica do rio Cubatão, próximo à divisa com a bacia hidrográfica do rio Cachoeira (Figura 1 - vide anexo). A estação opera desde agosto de 1995, e são realizadas três leituras diárias dos dados, às 9, 15 e 21 horas, conforme norma da Organização Meteorológica Mundial.

A Figura 02 (vide anexo) apresenta os dados de 2016 relativos ao acumulado de precipitação nos meses de janeiro a julho.

No primeiro semestre de 2016 choveu 8,9% abaixo da média histórica para este período. Os meses de fevereiro e maio foram os únicos em que choveu acima da média, 34,5% e 58,7% respectivamente.

Neste período não foi registrado nenhum recorde de acumulados mensais de precipitação pluviométrica, em relação à série histórica da estação.

No dia 16 de julho registrou-se o maior total diário de chuva do semestre, 76,3 mm, seguido pelo dia 1 de fevereiro, com 72,4 mm. Fevereiro foi o mês com maior frequência de registros extremos, choveu mais que 50 mm em quatro dias, sendo que a média é de 1,5 dias com precipitação superior a este patamar no mês.

Em janeiro, o patamar de 50 mm foi ultrapassado no dia 9, quando se registrou 51,3 mm de chuva. Em geral, para o primeiro semestre de 2016, registrou-se sete dias com chuva superior a 50 mm.

As bacias dos rios Cubatão e Cachoeira não foram às únicas áreas a registrarem baixos índices pluviométricos nos meses de janeiro e junho. Segundo dados do Infoclima, disponível no site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), grande parte da Região Sul do Brasil apresentou déficit de chuva neste período.