Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Diretoria do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar alinha demandas em reuniões Destaque

10/05/2024

Nesta semana, órgão debateu sobre ações de proteção, discutiu os projetos prioritários de 2024 e tratou sobre monitoramento do Complexo Lagunar

Em reuniões realizadas nesta semana na Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas encaminhou demandas e solicitações relacionadas à integração ativa do órgão em ações de prevenção e proteção a eventos hídricos extremos. Além de discutir os temas dos projetos prioritários do órgão para 2024, e a busca por um estudo e parecer técnico para avaliar e monitorar o Complexo Lagunar.

No primeiro momento, o presidente do Comitê, Woimer José Back, e o vice-presidente, Patrício Fileti, receberam o membro representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tubarão, Rafael Marques, e o membro representante do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e coordenador da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil (CTPDC), Bruno de Souza Sodré. Discutiram o planejamento e a ampliação do monitoramento dos rios por meio de mais estações, e ajustaram que a CTPDC fará um projeto formal visando a captação de recursos para a conquista de mais estações. A unificação e sistematização dos dados de monitoramento está sob a coordenação da AMUREL.

A partir desta solicitação, a diretoria do órgão orientou que o assunto seria de interesse dos demais membros participantes da Câmara Técnica de Proteção e Defesa Civil (CTPDC). Por isso, como encaminhamento, nos próximos dias haverá uma nova reunião com os demais representantes para debater a causa.

Projetos prioritários

Em seguida, em outra reunião, desta vez com a equipe técnica que presta suporte ao órgão - ProFor Águas Unesc -, Back, Fileti e Marques deram continuidade na discussão da apresentação das propostas dos projetos prioritários que serão executados em 2024. Este trabalho compreende uma das metas que a Entidade Executiva deve cumprir por conta do Edital de Chamada Pública nº 32/2022, da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Dessa forma, a conversa contou com a participação do coordenador geral do ProFor Águas Unesc, prof. Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes; o coordenador técnico, José Carlos Virtuoso; e a técnica em gestão hídrica e engenheira florestal que presta suporte direto ao Comitê, Mhaiandry Benedetti Rodrigues Mathias.

Busca por apoio

Por fim, a diretoria e Marques receberam o membro da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM), Yuri Kuzniecow e o vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Pedro Kuzniecow, para debaterem os desdobramentos do Evento Ecos de Imaruí, ocorrido em março deste ano. Além disso, se discutiu a articulação em defesa do Complexo Lagunar Sul Catarinense, visto que a FACISC também é uma entidade engajada na proteção da natureza, por meio da criação do Complexo Regenerativo Canto das Águas.

Ainda, o membro Yuri Kuzniecow solicitou ao órgão o apoio técnico da Câmara Técnica de Nascentes, Lagos, Lagoas, APPs e PCHs (CTNAS), pela busca por um estudo referente aos impactos enfrentados no Complexo Lagunar. “Sugerimos a realização de um Termo de Referência bem amplo e qualificado para servir de base para a contratação deste estudo. Colocamos nossa Câmara Técnica à disposição para ajudar a construir este TR e monitorar tecnicamente o andamento dos trabalhos”, conta o presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar.