Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Reunião em Santa Rosa de Lima sobre PCHs

04/04/2013
A reunião ocorreu no Salão Velho, Centro do município de Santa Rosa de Lima/SC no dia 05/04/2013
No dia 05/04/2013, Sexta-feira, ocorreu no Salão Velho, no centro do município de Santa Rosa de Lima, uma reunião em prol do movimento para discutir os impactos oriundos das obras de construção das PCHs na região da Sub-Bacia do Rio Braço no Norte. Na oportunidade, explanaram diante dos presentes, o Sr. Francisco de Assis Beltrame, que é Secretário Executivo do Comitê da Bacia do Rio Tubarão, o Sr. Eduardo Bastos Moreira Lima, advogado da ONG Montanha Viva e o Padre Aluisio Jocken da Comissão Pastoral da Terra.
O evento também contou com a participação de membros do Comitê Tubarão: Guilherme Junkes Herdt, Patrício Higino de Mendonça Fileti e Guilherme Nunes Bressan. Além de diversos vereadores e secretários municipais da região, imprensa e estudantes.
Com a presença de mais de cem pessoas, na fala do Sr. Francisco, ele deixou claro que o Comite Tubarão poderia criar uma nova Câmara Técnica para melhor discutir sobre PCHs e confirmando a vontade dos presentes, o Pe. Aluisio questionou aos presentes a fim de verificar quem é a favor que se crie esta nova Câmara Técnica no Comitê Tubarão e todos se manifestaram a favor.
Diante disto, na Assembleia Geral Ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, que acontecerá no próximo dia 24 de abril, será proposto que se crie a Câmara Técnica de Pequenas Centrais Hidroelétricas e caso a maioria dos membros do comitê seja a favor, será feito.