Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar reelege Diretoria e Comissão consultiva

23/04/2013
No último dia 24/04 ocorreu a Assembleia Geral Ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar
Aconteceu na tarde da última quarta-feira (24), na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) a eleição da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar para a gestão 2013-2015. Para representar o Comitê, foi reeleito como presidente Eduardo SIlvério Nunes (ACIT), o vice-presidente Sebastião Salésio Herdt (UNISUL) e o secretário executivo Francisco de Assis Beltrame (GEASC - Grupo Ecológico Ativista Sul Catarinense).

Além da prestação de contas e apresentação das ações do período, foi criada uma nova Câmara Técnica, a décima do Comitê, para tratar especificamente de PCH (Pequena Central Hidrelétrica). Na Assembleia desta tarde, foi reeleita também a comissão consultiva do Comitê, formada por Alexandre Souza Thiele (Tractebel Energia), Cleso Heidemann (AMUREL), Dionísio Bressan Lemos (Produtores de Arroz), Fernando Prudêncio Botega (CREA/SC), José Cerillo Calegaro (EPAGRI) e Carlos Moisés da Silva (SDRs).

Criado em 1997 e vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH, o Comitê Tubarão está sediado na ACIT e é resultado de um processo de mobilização social para a conscientização a respeito da preservação das águas da bacia.

O Comitê está constituído por representantes dos usuários da água (40%), da sociedade organizada (40%) e setoriais do governo (20%). É um órgão consultivo e deliberativo de nível regional. O seu âmbito de atuação é a Região Hidrográfica RH9 do Estado de Santa Catarina, que compreende 22 municípios de Anitápolis a Orleans, passando por Jaguaruna, Tubarão e Complexo Lagunar.