Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar alinha detalhes para I ERCOB SUL Destaque

13/02/2024

Reunião com presidentes dos comitês de todo estado e representantes das entidades executivas tinha como objetivo tratar sobre o evento que reunirá órgãos de todo Sul do país

Na última semana, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas se reuniu para alinhar detalhes do I ERCOB SUL – Encontro Regional de Comitês de Bacias da Região Sul do Brasil. O momento, que aconteceu de maneira remota, contou com a participação de presidentes dos órgãos colegiados catarinenses, além de representantes das respectivas entidades executivas.

Na reunião de alinhamento, conforme explica o presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back, foram tratadas questões como a busca por patrocínios particulares e, também, a viabilidade de ajuda do próprio Estado. “Queremos o máximo de participação dos membros. Neste momento, almejamos que além da nossa diretoria, um membro de cada Câmara Técnica participe também”, afirma.

I ERCOB SUL

Com data marcada para os dias 20, 21 e 23 de março, o evento acontece em Florianópolis (SC) e está sendo promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), juntamente com os Fóruns dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos três estados. “Temos que estimular a participação das pessoas, pois vários painéis com temas interessantes serão abordados, transformando em um tempo de conhecimento mútuo e enriquecimento”, frisa Back.

Esta é a primeira edição do evento focada totalmente nas gestões do Sul. O propósito é promover a gestão integrada dos recursos hídricos e fortalecer a cooperação entre os estados, otimizando estratégias para preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios comuns, como eventos climáticos extremos e escassez hídrica.