Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão e Complexo Lagunar ressalta importância da gestão das águas a vereadores de Laguna Destaque

13/07/2023

Durante sessão da Câmara, nesta semana, diretoria do órgão promoveu diálogo sobre segurança hídrica

Com objetivo de unir esforços em prol da gestão dos recursos hídricos, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas participou de sessão da Câmara de Vereadores de Laguna para discorrer sobre a importância do tema para o município. A participação contou com o apoio da equipe técnica do ProFor Águas Unesc, que dá suporte às ações do Comitê. Oportunidade em que o poder legislativo local pôde ter acesso a informações sobre as políticas hídricas e levantar questões de interesse da comunidade lagunense e seus problemas em relação à água.

A iniciativa integra a programação de uma série de encontros que a diretoria do Comitê vai realizar junto às lideranças políticas (vereadores e prefeitos) de, inicialmente, cinco municípios localizados na bacia hidrográfica. O objetivo é sensibilizar os entes públicos municipais sobre a necessidade de colocarem em sua agenda a questão da água como uma temática prioritária, tanto em momento de escassez como em de cheias.

“Nós precisamos envolver todos os municípios da bacia porque, por exemplo, a questão das cheias não é um problema somente de Tubarão, mas sim de todas as cidades que estão nos entornos. Essa aproximação visa uma maior interação e engajamento das autoridades”, explica o presidente do Comitê, Woimer José Back.

Durante a sessão, os vereadores demonstraram interesse em saber sobre o projeto de redragagem do rio Tubarão, considerando suas implicações em relação à barra do Camacho, onde ocorre a foz do curso d’água. Woimer contextualizou o assunto, explicando que há uma mobilização em curso, com o apoio de diversos órgãos e líderes políticos da região, para que o governo estadual encampe a sua atualização, garantindo condições de licenciamento ambiental e início da execução.

Além disso, destacou também outra frente encabeçada com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com o objetivo de convencer o Estado da importância de contratar um diagnóstico completo de todo o Complexo Lagunar, para então viabilizar as melhorias.

Fortalecimento

Para coordenador geral do ProFor Águas Unesc, prof. Carlyle Torres Bezerra de Menezes, o encontro com os vereadores de Laguna foi um passo extremamente relevante no processo de fortalecimento do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, uma vez que permitiu estabelecer um diálogo com representantes de um seguimento importante da sociedade.

“Após a explanação em termos gerais do papel do Comitê e algumas metas e prioridades, tivemos um diálogo importante e necessário, aproximando as lideranças políticas para somar esforços diante dos desafios que se apresentam. Saímos da audiência com o sentimento de que estamos no caminho certo quanto às contribuições que podemos dar no processo de gestão e governança da água, no contexto do Comitê de Bacia. Com toda certeza, o Legislativo é um espaço público importante para a discussão e implementação de políticas públicas de forma integrada e participativa”, complementa Menezes.

O secretário-executivo do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Patrício Fileti, também participou do encontro em Laguna. Para os próximos dias e semanas, também já estão sendo agendadas outras visitas nas cidades de Grão-Pará, Orleans, Jaguaruna e São Martinho.