Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Núcleo de Apoio Técnico ( NAT) realiza reunião ordinária com apresentações de estudos qualitativos regionais e definições de estações hidrometeorológicas

20/08/2012
As apresentações dos Drs. Sérgio Netto e Carlyle de Menezes sobre análise de Sedimentos e Água na região fazem parte de uma série de várias palestras e discussões que objetivam o aprimoramento dos conhecimentos sobre a Bacia.
O processo de acompanhamento da modernização de estações, e novas instalações de estações de monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA) juntamente com o CIRAM-EPAGRI e Defesa Civil é uma das prioridades do NAT.
Na reunião além dos convidados que apresentaram estudos sobre as condições dos corpos hídricos regionais, o grupo discutiu sobre a instalação de estações hidrometeorológicas na Bacia. Foi definido o encaminhamento de sugestão para o CIRAM que a estação sugerida em projeto a ser instalada em Armazém, seja deslocada para Rio Pequeno, município de Grão Pará em função de possuir maior área de contribuição, e também porque a sub-bacia do Rio Capivari já está sendo atendida pela estação de São Martinho. Também discutido a localização de um marégrafo que faz parte do projeto do CIRAM, sugerido que seja instalado em local mais seguro e próximo do mar.
Destaca-se que as atividades do NAT estão em consonância com o Plano de Ações Emergenciais contidos no Plano Integrado da Bacia elaborado em 2001, que coloca o Sistema de Monitoramento entre as 10 prioridades para que as metas estipuladas pelo Plano sejam atingidas.