Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Reunião fortalece Câmaras Técnicas do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar

31/08/2020

Reunião fortalece Câmaras Técnicas do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar

No dia 19 deste mês, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar realizou reunião virtual, para definições e fortalecimento das suas Câmaras Técnicas. Tratam-se de grupos de caráter consultivo, constituídos para dar suporte nas decisões do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, dentro das diversas áreas de atuação.

Além de entender do que efetivamente tratam as Câmaras Técnicas, os participantes foram informados sobre o novo formato, o que envolve as Câmaras Técnicas da Agricultura; Educação Ambiental e Comunicação; Mineração; Nascentes, Lagos, Lagoas, APP’s e PCH’s; Pecuária; Saneamento Ambiental.

O presidente do Comitê, Francisco de Assis Beltrame, sugeriu que cada grupo integrante das Câmaras Técnicas (CT’s) se reúna posteriormente, ainda em ambiente virtual, para iniciar ações práticas, bem como construir um regimento interno, eleger um coordenador, um vice-coordenador e um secretário de cada grupo para as reuniões.

Estes encontros deverão contar com a participação de membros da Diretoria do Comitê que, juntamente com a equipe técnica da entidade executiva (Adram), dará apoio aos trabalhos. De acordo com as diretrizes do Comitê, o coordenador de cada CT deve ser membro titular ou suplente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar.

O envio das informações e criações das ferramentas ficou a cargo da entidade executiva do Comitê Tubarão, que também fará um documento com sugestões de datas para as primeiras reuniões. Após a primeira e já definido o coordenador, deverão ser decididas as datas das próximas reuniões. Além disso, se darão os encaminhamentos de acordo com as organizações já realizadas, enviando a todos o modelo de regimento interno de CT, a listagem dos nomes e dos contatos dos participantes, o resultado do Planejamento Estratégico Organizacional realizado para o Comitê, onde há informações relevantes a respeito das Câmaras.

Mediados pelo presidente do Comitê, participaram da reunião: Alnahar Oliveira; Ana Flávia Pavei; Anderson Cardoso; Andresa Aguiar; Brunna Monteiro; Clarissa Cargnin; Elaine Alano; Elton Peters; Fabio Costa; Guilherme Bressan; Guilherme Herdt; Jeandro Matei; Joaci Castro; João Paulo de Carvalho; José Calegaro; Liliana Dutra; Maicon Soares; Marcelo Matos; Maria Paula Marimon; Mhaiandry Rodrigues; Patrícia de Farias; Patrício Fileti (Secretário Executivo do Comite); Raffaela Zandomenego; Ricardo Vicente; Rossano Comelli; Samantha Albino; Samara Correa; Samuel Segatto; Tiago Ferreira; Vanessa Bernardo.