Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Fórum discute estruturação dos Comitês de Bacia de Santa Catarina

01/06/2014
Apesar dos diversos obstáculos a superar para a gestão dos recursos hídricos, os Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina buscam, através de articulações, avanços e progressos. Com este intuito, representantes dos Comitês e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) se reuniram nesta segunda-feira, dia 2 de junho, na sede da Epagri de Araranguá, para participarem do primeiro dia de trabalho do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas. Neste ano, o evento, coordenado pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga com o apoio dos Comitês Araranguá, Tubarão e Tijucas, tem como tema “Operacionalização dos Comitês: desafios estruturais e organizacionais” com o objetivo de discutir alternativas de estruturação para fortalecer os 16 Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina, além da troca de experiências. Representam o Comitê do Rio Urussanga o presidente do órgão colegiado, José Carlos Virtuoso, a consultora do Programa SC Rural, Cenilda Mazzucco, e o assistente administrativo, José Elson Bittencourt.

No encontro, os representantes da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, engenheiro agrônomo César Seibt e analista técnico Vinicius Tavares Constante, trataram de assuntos de interesse dos participantes como o estágio atual da liberação dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e a sustentabilidade dos Comitês. Para o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o evento mobiliza e fortalece o papel dos Comitês. “Passamos pelas mesmas dificuldades como, por exemplo, no que se refere à falta de agilidade em processos. E hoje a importância deste fórum está no fortalecimento dos Comitês e numa mobilização para mudar este cenário”, frisou.

Segundo o analista técnico Vinicius Tavares Constante, algumas questões refletem no repasse dos recursos para a operacionalização dos Comitês. “É preciso verificar alternativas para melhorar o funcionamento neste quesito e é por isso que os Comitês devem trabalhar em conjunto nesse processo, buscando mecanismos para aprimorar a operacionalização”, ressaltou. O engenheiro agrônomo César Seibt abordou a sustentabilidade dos Comitês de Bacias Hidrográficas Catarinenses e apresentou o resultado de discussões em grupos de trabalho sobre estudos de instrumentos de gestão.

Programação

O Fórum Catarinense de Comitês continua na noite desta segunda-feira, dia 2 de junho, no auditório da ACIC em Criciúma, às 19h30, com um encontro de planejamento e gestão dos recursos hídricos. O palestrante Dr. Cláudio Di Mauro, diretor do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia e ex-prefeito de Rio Claro (SP) abordará a importância dos recursos hídricos para as atividades de desenvolvimento industrial. O Fórum Catarinense de Comitês encerra nesta terça-feira, dia 3 de junho, na Unesc, em Criciúma. A partir das 08h30min o palestrante Dr. Cláudio Antônio Di Mauro abordará o tema “Gestão de conflitos relacionados aos usos do solo e dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas e os riscos para segurança alimentar”. Em seguida serão discutidos encaminhamentos de conflitos de recursos hídricos nos comitês das bacias catarinenses com apresentação de experiências de comitês de bacias catarinenses. Estudos hidrossedimentológicos como indicador da qualidade ambiental na gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas serão apresentados pelo professor e Dr. Carlyle Bezerra Torres de Menezes. No período da tarde acontecerá a Assembleia Geral dos Comitês Catarinenses de Bacias Hidrográficas com encaminhamentos para o processo eleitoral do Fórum Catarinense de Comitês de Bacia e a definição de ações por meio do papel do Fórum na articulação política para gestão de recursos hídricos.