Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Representantes das PCHs dizem que poderão atuar em conjunto

22/12/2013
Um encontro da Câmara Técnica das PCHs, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Laguna reuniu representantes de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na sede do Comitê, em Tubarão, para discutir, junto aos membros do Comitê e de comunidades atingidas pelos empreendimentos, questões ligadas às PCHs.
Existem sete usinas instaladas no Rio Braço do Norte, em sequência, de montante para jusante, que são: PCH Jelu, PCH Santa Rosa, PCH Nova Fátima, PCH Barra do Rio Chapéu, PCH Rio Fortuna, PCH São Maurício e CGH Teodoro Bernardo Schlickmann. Jusante é o lado para onde se dirige a corrente de água e montante é a parte onde nasce o rio.
Os representantes das usinas trocaram informações a respeito dos seus empreendimentos, discutiram formas que cada um costuma operar atualmente, possíveis impactos que cada uma esteja causando ao empreendimento seguinte (abaixo, ou a jusante), possíveis formas de minimizar estes impactos nos empreendimentos seguintes, e possíveis impactos ao rio de uma forma geral.
Na reunião ficou reforçada a necessidade de encontrar alguma maneira de trocar informações para que os operadores, conhecendo mais sobre o que está acontecendo no empreendimento acima, possam atuar de forma a aproveitar melhor a água e minimizar impactos ambientais no rio.
Algumas das usinas citadas informaram que estão se articulando para criar um centro de operação e assim operar de forma conjunta suas usinas, possibilitando uma maior visão do conjunto, podendo desta forma minimizar impactos ambientais.
A reunião aconteceu às 10h do dia 18 passado, e como não foi possível finalizar o tema, será promovido em janeiro de 2014 um novo encontro com os representantes dos empreendimentos hidrelétricos. A Câmara Técnica e os representantes das usinas decidiram convidar para esta próxima reunião o representante da CASAN de Braço do Norte, que faz captação de água a jusante de todos sete empreendimentos hidrelétricos. A expectativa do Comitê é que na próxima reunião, com os assuntos já mais alinhados e com mais informações técnicas dos empreendimentos, será possível combinar ações práticas que visem minimizar os impactos ambientais no Rio Braço do Norte, devido à operação de vários empreendimentos hidrelétricos em sequência.