Rio Urussanga

Escolares de Pedras Grandes visitam a Bacia do Rio Urussanga

10/09/2013
Vinte e um estudantes de Pedras Grandes(SC) participaram, na segunda-feira, dia 9, da primeira saída a campo deste ano promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, através do projeto “Minha escola, Meu Rio”.
Nesta segunda-feira, dia 09, vinte e um escolares de Pedras Grandes participaram da primeira saída a campo deste ano promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, através do projeto “Minha escola, Meu Rio”. A atividade, realizada anualmente, contempla instituições educacionais de dez municípios inseridos na Bacia e atenderá mais de 300 estudantes até o mês de novembro.
Os alunos do 4º ano da Escola Isolada Ribeirão D’Areia e dos 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, de Pedras Grandes, observaram pontos do Rio Urussanga e anotaram as informações transmitidas pelo professor e integrante da Comissão de Educação Ambiental do Comitê da Bacia, Alan Dutra. A saída a campo iniciou pela manhã no interior do município de Urussanga, na localidade de Rio Maior, com a entrega de um mapa ilustrado do passeio e atividades. No local, os estudantes analisaram a qualidade da água do afluente rio Maior, a vegetação ao redor e verificaram a preservação da área. Em outras comunidades da cidade, os alunos observaram a extração de rochas, presença de vegetação exótica, extração de carvão e o encontro do rio Maior, de águas limpas, com o rio Carvão, de águas ácidas, situação na qual nasce o rio Urussanga.
Durante o trajeto nos municípios de Morro da Fumaça, Treze de Maio e Jaguaruna, os estudantes verificaram sedimentos provenientes das plantações de arroz, lixo, esgoto, áreas degradadas pela mineração de fluorita, argila, areia e carvão até chegarem à foz, localizada na Praia do Torneiro, em Jaguaruna. Esta foi a segunda vez que a professora da Escola Isolada Ribeirão D’Areia, Luciana Frasson, participou de uma saída a campo promovida pelo Comitê do Rio Urussanga. “Este passeio é maravilhoso. As crianças entendem e prestam muito atenção. Desta forma eles observam uma parte poluída do rio, mas também o lado preservado. O momento que eles conhecem o encontro e nascimento do rio é o mais marcante. Vamos levar estes ensinamentos adiante com trabalhos dentro da sala de aula”, salientou. Até novembro deste ano, o Comitê do Rio Urussanga realizará mais seis saídas a campo.