Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do 

Rio Urussanga

Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga

A bacia do rio Urussanga está localizada no Extremo Sul Catarinense, ao norte da bacia do rio Araranguá, entre as coordenadas 28°48'72'' e 28°26'19'' de longitude sul e 49°02'67'' e 49°24''94'' de latitude oeste e abrange 10 municípios, com uma população aproximada de 118.439 habitantes distribuídos em uma área total 679,16 km² e corresponde a 0,70% do território catarinense.

O rio Urussanga é formado pela confluência dos rios Maior com o Carvão, cujas nascentes estão localizadas na baixa encosta da Serra Geral e nos morros a nordeste e sudoeste. Mais abaixo, o rio Urussanga recebe os rios América, Caeté, Cocal, Ronco D'Água, Linha Torrens, Linha Anta, Três Ribeirões, pela margem direita. E, os rios Barro Vermelho, Ribeirão da Areia e Vargedo, pela margem esquerda.

Na área de influência da bacia do rio Urussanga encontra-se um sistema lagunar, composto pelas lagoas Bonita, do Réu, Urussanga Velha, outras menores e vários arroios, entre eles os da Cruz e do Réu. Toda a bacia do rio Urussanga e o sistema lagunar constituem a área de abrangência do Comitê da bacia do rio Urussanga.

Dos 10 municípios da bacia, apenas Cocal do Sul e Morro da Fumaça encontram-se totalmente inseridos no território da bacia e juntos somam um total de 31.285 habitantes. Os municípios de Içara e Urussanga têm. respectivamente, 49,50% e 61,17% dos seus territórios na bacia do rio Urussanga, inclusive suas sedes municipais.

Os municípios de Balneário Rincão, Criciúma, Pedras Grandes, Treze de Maio, Sangão e Jaguaruna encontram-se parcialmente inseridos na bacia. As sedes dos municípios de Balneário Rincão e Criciúma encontram-se no recorte espacial da bacia do rio Araranguá, ao sul, e, as sedes dos municípios de Pedras Grandes, Treze de Maio, Sangão e Jaguaruna localizam-se no recorte espacial da bacia do rio Tubarão, ao norte. Os municípios de Criciúma, Pedras Grandes e Treze de Maio têm menos de 25% de seus territórios dentro da bacia do rio Urussanga.  

Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros

(48) 3665-4200

Horário de Atendimento:

2a a 6a | 12h às 19h

Rod SC 401, km5, 4756 Ed. Office Park, bl. 2

Saco Grande, Florianópolis CEP 88032-00