Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Woimer José Back é reeleito presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar Destaque

21/11/2023

Com o resultado do pleito, Patrício Fileti passa a ser o vice-presidente do Comitê e Rafael Marques, o secretário executivo

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão do Complexo Lagunar e Bacias Contíguas definiu sua diretoria para o mandado de 2023 a 2025. No pleito – realizado durante a Assembleia Geral Ordinária do órgão nesta terça-feira, 21, na sede da AMUREL –, Woimer José Back foi reeleito presidente, enquanto Patrício Fileti passou a ser o vice, com Rafael Marques como secretário executivo.

Segundo o presidente, a expectativa é que os próximos dois anos sejam promissores, com conquistas reais e a finalização do projeto da redragagem do Rio Tubarão e seu licenciamento, para que seja possível realizar, em seguida, a busca por recursos para a sua implantação.

“Aceitei o desafio de mais um mandato com a perspectiva de que a gente possa avançar, e eu acredito, pois já temos apoio de relevantes lideranças políticas estaduais e locais. Além disso, o trabalho de aproximação que realizamos com os municípios está dando resultados, uma vez que temos aumentado o engajamento e conseguido levar cada vez mais longe, os alertas sobre a importância da união e de uma ação mais profissional no enfrentamento das adversidades”, completa Back.

Ainda conforme o presidente, além da redragagem do Rio Tubarão, outros pontos também deverão ser abordados nos próximos anos, como:

• Busca por estudos e melhorias, como a construção de canais extravasores, elevação da calha do rio, barragens de contenção, matas ciliares em toda a bacia, entre outros;
  • Realização de diagnóstico do Rio Capivari e proposição de melhorias;
  • Realização de diagnóstico do Complexo Lagunar e proposição de melhorias;
  • Continuidade das capacitações, da pesquisa da situação atual do esgotamento sanitário; e do trabalho de aproximação com as autoridades municipais.

Demais tópicos em debate

Além da eleição da diretoria para o mandado 2023-2025, a Assembleia Geral Ordinária do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar também debateu os resultados dos projetos prioritários de 2023 e da gestão 2021/2023; a aprovação da inclusão de novos membros nas Câmaras Técnicas; e a aprovação do plano de atividades, calendário de capacitações e plano de comunicação e mobilização social – todos referentes a 2024, organizados pelo ProFor Águas Unesc, equipe da Entidade Executiva, que presta suporte técnico ao Comitê.

De acordo com o coordenador geral do ProFor Águas Unesc, prof. Carlyle Torres Bezerra de Menezes, a assembleia teve um caráter especial, no sentido de fechar o ciclo da última gestão e dar início a um novo.

“Neste cenário, a Unesc teve uma contribuição importante no processo de transição do modelo de gestão dos comitês, enquanto entidade executiva. No decorrer de 2023, nos esforçamos não só no cumprimento das metas, mas para além, acompanhando de perto as demandas locais apresentadas e os projetos desenvolvidos. Assim, a perspectiva que se abre é de uma interação ainda maior no próximo ano, com mais ações conjuntas envolvendo o ProFor, a diretoria e as entidades membro do Comitê”, reforça Menezes.