Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Redragagem do Rio Tubarão é discutida na Plenária Regional Sul da FACISC Destaque

13/04/2023

Na reunião, que contou com a presença de entidades políticas e empresariais, a diretoria do comitê do Rio Tubarão apresentou o tema, entre outras prioridades de melhorias para a bacia

A redragagem do Rio Tubarão foi discutida durante a Plenária Regional Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), em Gravatal, neste mês de abril.  A demanda foi apresentada pela diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, como uma das principais bandeiras para a região. A abordagem entrou em pauta na reunião, junto com outros temas importantes para o desenvolvimento do estado, levando-se em conta também a necessidade de melhorias para os corpos hídricos na bacia.

O Comitê está na busca incessante de apoio dos setores econômico e político para viabilizar a execução do projeto de redragagem do rio, buscando minimizar o risco de impactos em eventuais cheias, no futuro. Além desse pleito, também houve a solicitação de contratação de um diagnóstico da situação atual e indicação de alternativas de melhorias do Rio Capivari e Complexo Lagunar.

Na oportunidade, o secretário-chefe da Casa Civil, Estener Soratto, confirmou que a Secretaria da Infraestrutura está se preparando para contratar a atualização de um projeto já integrado com o ambiental para a redragagem do Rio Tubarão. Além disso, também informou que estão em estudo alternativas para retirada da pedra localizada no final dos Molhes.

“Ter um momento para o Comitê entre as pautas da reunião foi extremamente importante, pois todos os municípios e a população podem fazer muito mais em benefício da nossa bacia hidrográfica. A água é um bem primordial e essencial para todos nós, por isso não medimos esforços para que ações como essas saiam do papel e tragam ainda mais benefícios para a sociedade. Contar com o apoio da FACISC nessa batalha tem sido muito importante”, evidencia o presidente do Comitê Tubarão e Complexo Lagunar, Woimer José Back.