Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê Tubarão e IMA debatem Planejamento Estratégico Regional Destaque

20/03/2023

Encontro foi realizado para que o Instituto de Meio Ambiente pudesse ouvir possíveis contribuições do Comitê para o projeto

A diretoria do Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar teve acesso à proposta metodológica de elaboração do 1º Planejamento Estratégico Regional 2023-2026, na tarde da última terça-feira, 14. O documento foi apresentado por técnicos do Instituto de Meio Ambiente (IMA), durante reunião na sede da Associação Municípios Região de Laguna (Amurel).

O projeto é piloto e abrange a área dos municípios da Amurel, além de Garopaba e Paulo Lopes, municípios pertencentes à área de atuação da regional de Tubarão do IMA. Conforme explicaram os técnicos do IMA, de forma geral, o planejamento é dividido em quatro etapas: diagnóstico estratégico, objetivos gerais, plano operacional e monitoramento. Logo no primeiro passo, serão levantados e avaliados aspectos como infraestrutura e tecnologia, gestão dos processos e governança, e relações interinstitucionais.

Segundo o presidente do Comitê Tubarão, Woimer José Back, como representante sociedade civil, o Comitê se colocou à disposição para ajudar o IMA no que for necessário. “Ressaltamos que, dentre as ações prioritárias, está a questão da redragagem do Rio Tubarão. Além disso, também reforçamos a importância de utilizar o planejamento territorial aliado à redragagem, para minimizarmos os efeitos das inundações, bem como a necessidade de definição de áreas prioritárias para recuperação ambiental e do enquadramento dos recursos hídricos da bacia”, ressaltou.

O relatório final será apresentado na primeira Assembleia Geral Ordinária do Comitê Tubarão, a ser realizada no fim de abril.

Representando o Comitê Tubarão, também participaram do encontro o vice-presidente, Rafael Marques, e o secretário executivo, Patrício Fileti. Já em nome do IMA, estiveram na reunião, a gerente de Desenvolvimento Regional, Mabiane Almeida Braga, e os técnicos Bruno Sodre e Marcelo Dutra, que compõem o grupo de trabalho de relações interinstitucionais.