Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Encontro marca início dos trabalhos entre Comitê Tubarão e Entidade Executiva

23/02/2023

Equipe vinculada à Unesc teve projeto aprovado pela Fapesc, para prestar importante apoio ao dia a dia dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul catarinense

Consolidar a gestão hídrica para enfrentar os desafios como a disponibilidade de água na bacia, em qualidade e quantidade, o enfrentamento preventivo das enchentes, dentre outras ações prioritárias. Com esse objetivo, a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar realizou na quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a primeira reunião com a equipe técnica da sua nova Entidade Executiva.

O encontro aconteceu de forma presencial na sede do Comitê Tubarão – localizada na sede da AMUREL –, principalmente, para que fosse possível começar o estabelecimento das agendas a serem cumpridas nos próximos meses em prol da concretização do novo modelo de gestão hídrica na Bacia Hidrográfica.

A nova Entidade Executiva do Comitê Tubarão é formada por uma equipe vinculada à Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A instituição teve seu projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), no Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, por meio do Edital de Chamada Pública FAPESC nº 32/2022. Com isso, desde dezembro de 2022, assumiu a posição nos três Comitês do Sul do Estado, que abrangem as Bacias Hidrográficas dos Rios Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba, Urussanga, Tubarão e Complexo Lagunar.

Para o presidente do Comitê Tubarão, Woimer José Back, retomar as atividades após o período de inúmeros desafios vivenciado nos últimos anos é bastante renovador. “Ainda mais com a Unesc, uma universidade qualificada e empenhada para atuar junto conosco. Acredito que vamos viver novos momentos pela frente e que vamos avançar com essa nova parceria, sempre cientes dos desafios que temos em nossa bacia, que são muitos, principalmente no que diz respeito às inundações”, completa.

Na avaliação do coordenador geral da Entidade Executiva, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, a reunião foi muito proveitosa e promoveu um momento importante de convergência de objetivos em prol do fortalecimento da parceria.

“Vemos como muito necessária essa aproximação, principalmente para que possamos traçar os próximos passos e esclarecer aspectos importantes sobre nossa proposta de objetivos e metas no contexto do projeto da Fapesc. A partir de agora, seguiremos nossa atuação sempre analisando a situação e o que é possível fazer de forma muito realista e concreta”, evidencia Menezes, que é professor e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e ao Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc.

Participaram do encontro, ainda, o vice-presidente do Comitê Tubarão, Rafael Marques, e o secretário Patrício Fileti.

Equipe

No mesmo encontro, também foi apresentada oficialmente a técnica em Gestão de Recursos Hídricos da Entidade Executiva, que terá sua atuação focada nas ações do Comitê do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. Trata-se da engenheira ambiental Fernanda Dagostin Szymanski, mestre em Energia e Sustentabilidade com Ênfase em Recursos Hídricos.