Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Reunião Extraordinária do Nucleo de Apoio Técnico (NAT)

12/08/2012
A reunião realizada dia 10/08/2012 teve a apresentação pelo CIRAM da Rede de Monitoramento Hidrometeorológica a ser implantada na Bacia do Rio Tubarão e discussão sobre a atual condição das instalações.
O NAT reuniu representantes do CIRAM, Dr. Edson Silva e Nelso Figueiró, representantes da Defesa Civil Municipal, Prefeitura de Tubarão, Associação dos Municípios da Região de Laguna, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Coordenadoria Regional da Defesa Civil, Câmara de Vereadores e membros do NAT. A reunião teve como foco a apresentação do CIRAM mostrando a Rede de Monitoramento Hidrometeorológica da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar. Foi descrita a proposta de 10 estações, e em que condição estão os encaminhamentos. Foi mostrado que se a construção de dois abrigos para estações de Rio do Pouso e em frente a 3ª Cia de Infantaria do Exército, em Tubarão foi forem realizadas neste mês de agosto de 2012, os equipamentos serão realocados para outra região do Estado. A edificação dos abrigos já tinha sido assumida pela Prefeitura, entretanto por problemas administrativos ainda não foram. Assim sendo, ficou constituida uma Comissão que procurará o Prefeito para tratarem do assunto, e caso não tenham exito, procurarão a iniciativa privada para realizar as obras, pois é entendimento de todos que a cidade não pode perder estas equipamentos tão importantes para o monitoramento que oferecerá informações que poderão prevenir perdas de vidas e materiais em caso de Inundação. Não poderemos repetir a falta de preparo como em Março de 1974 que levou a óbito 199 pessoas, e lembrando que está ação está descrita no Plano Integrado da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar elaborado em 2001.