Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Possível falta de água na Costa Esmeralda é discutida por Comissão coordenada pelo Comitê da Bacia do Rio Tijucas

18/12/2013
Os problemas de abastecimento de água enfrentados pela Costa Esmeralda na temporada passada geraram inúmeros prejuízos ao turismo e economia da região. Com a preocupação de que este problema não se repita novamente na atual temporada 2013/2014, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, por meio da empresa MPB Engenharia, elaborou um estudo para verificar as possíveis soluções para aumentar a disponibilidade de água bruta para o abastecimento dos municípios de Porto Belo, Itapema e Bombinhas.
O Relatório Parcial deste Estudo, contendo soluções emergenciais para a atual temporada foi apresentado no último dia 04/12. Nesta apresentação foi formada uma comissão para desenvolver as sugestões apresentadas neste estudo.

A 1ª reunião desta comissão aconteceu já no dia 06/12, contando além do Comitê da Bacia do Rio Tijucas, com a participação de todos os atores envolvidos neste processo, Concessionárias de Abastecimento de Água, Fundações de Meio Ambiente, Vereadores Municipais, Prefeituras, Agência Reguladora de Saneamento e rizicultores dos municípios de Porto Belo, Itapema e Bombinhas. A 2ª reunião desta Comissão aconteceu nesta quarta-feira 18/12, ficando marcada para esta sexta-feira (20/12), às 14h na sede do Comitê, o último encontro desta Comissão antes do início da atual temporada.

Durante estas reuniões foram discutidas as ações a serem realizadas de forma conjunta por cada um dos integrantes da Comissão, principalmente em caso de estiagem no período crítico de consumo de água, entre os dias 20/12 a 10/01.
De acordo com o Vice-Presidente do Comitê da Bacia do Rio Tijucas, Edison Baierle, “o grande trunfo desta iniciativa do Comitê ao criar esta Comissão, foi conseguir reunir pela primeira vez os atores envolvidos com o problema histórico da falta de água na Costa Esmeralda para discutirem ações conjuntas”. “Assim, o Comitê tem exercido a função de mediador de conflitos relacionados aos recursos hídricos, conforme preconiza a Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei 9.433-97”, afirma ainda Edison.