Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Última assembleia de 2013 do Comitê da Bacia faz balanço de ações e entrega revista científica

04/12/2013
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar realizou a última assembleia geral ordinária de 2013, ontem (4). Na pauta estavam a apresentação do relatório de atividades em 2013, a apresentação dos trabalhos do consultor/SDS e apresentação do acompanhamento dos trabalhos de revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica.
Entre outras atividades, a assembleia serviu também para fazer a entrega da revista: Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar - Pela Proteção e Recuperação de Ambientes de Nascentes e Encostas. O material, em forma de artigo, traz informações precisas da situação ambiental das nascentes na região, chamando a atenção para a necessidade da continuidade destes trabalhos, a fim de atenuarmos os emergentes problemas de qualidade e quantidade de água. A revista continuará a ser entregue em 2014, em escolas e entidades. O impresso é de responsabilidade do Comitê, através Câmara Técnica de Proteção e Recuperação de Nascentes, criada em 2008 e coordenada pelo professor doutor Ismael Pedro Bortoluzzi.
Desde 2009, esta Câmara Técnica vem viabilizando junto a empresas locais e órgãos do governo, o Projeto de Proteção e Recuperação e Recuperação de Nascentes. Esse processo permitiu que 50 nascentes em toda a bacia hidrográfica fossem protegidas e recuperadas, trazendo benefícios diretos e indiretos à sociedade e ao meio ambiente. O Comitê já criou 10 câmaras técnicas, incluindo a de Proteção e Recuperação de Nascentes. As Câmaras são formadas a partir da demanda e buscam alternativas viáveis de soluções ou de menor impacto para a região.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar é um colegiado formado por 30 entidades que representam a sociedade civil organizada, o poder público e os usuários de água e, juntos, discutem os problemas ambientais relacionados aos recursos hídricos.