Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA)

05/08/2013
O objetivo é utilizar de forma eficiente a água na rizicultura, educação ambiental e mananciais.
A inclusão de Tubarão no Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA) foi discutida na noite do último dia 5. O projeto é desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), em parceria com a Embrapa e a Epagri, e subvencionado pela Petrobras.

O objetivo é aumentar a capacidade de gestão das bacias hidrográficas nas comunidades locais.

“Depois de renovar o apoio da Petrobras Ambiental, foi iniciado a segunda etapa do projeto, e as entidades locais tratam à inserção de Tubarão para o uso eficiente da água na rizicultura, proteção de mananciais, educação ambiental e na formação, sensibilização e capacitação à gestão da água”, explica o secretário de proteção e defesa civil da prefeitura, Rafael Marques.

Uma comissão local fará uma descrição detalhada das demandas do município e encaminhará à coordenadoria na Ufsc para avaliar e discutir a viabilização da aplicabilidade do TSGA na Cidade Azul. Representantes da prefeitura estão otimistas com o encaminhamento das ações. “A avaliação é que as tecnologias sociais apresentadas pelo projeto serão fundamentais para o desenvolvimento do município e região, pois o domínio de conhecimento das entidades executoras do TSGA é notório”, afirma Rafael.

O encontro teve a participação de representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, Epagri, secretarias de desenvolvimento econômico e proteção e defesa civil, além da fundação de meio ambiente de Tubarão e da coordenação do Projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água (TSGA).