Rio Tubarão e Complexo Lagunar

Comitê retoma as visitas técnicas às nascentes recuperadas e protegidas em 22 municípios da região

18/07/2013
Membros da Câmara Técnica das Nascentes (grupo técnico de trabalho), do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar retomaram nesta semana as visitas técnicas aos 22 municípios da Bacia Hidrográfica (RH9).
"Membros da Câmara Técnica das Nascentes (grupo técnico de trabalho), do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar retomaram nesta semana as visitas técnicas aos 22 municípios da Bacia Hidrográfica (RH9), para verificar a evolução ambiental das nascentes protegidas e recuperadas nos municípios integrantes desta Bacia. O trabalho havia sido interrompido desde o fim do ano passado já que o Comitê depende da liberação de recursos públicos e privados para executar seus trabalhos e os mesmos só foram disponibilizados recentemente. A visitação foi recomeçada pelas nascentes do município de Treze de Maio e Pedras Grandes foi feita pelos membros da Câmara Técnica, Patrício Higino de Mendonça Fileti, o químico Ismael Pedro Bortoluzzi e o engenheiro ambiental Guilherme Junkes Herdt. “Apesar dos contratempos surgidos com a interrupção do trabalho, foi gratificante voltarmos às nascentes e vermos que muitas mudas nativas usadas na recuperação já estão frutificando e, segundo relato dos donos das terras onde estão as nascentes, é possível observar o aumento do fluxo de água das nascentes”, disse Patrício.
Desde 2009, O Comitê vem viabilizando financeiramente junto a empresas locais (Alcoa Alumínio S.A. e Tractebel Energia S.A.) e órgãos do governo (Fapesc) o Projeto de Proteção e Recuperação de Nascentes. Esse processo permitiu atingir o número de 50 nascentes, protegidas e recuperadas na Bacia. “Esse projeto conta com a participação dos proprietários das terras com nascentes que, conscientizados da necessidade de preservar a natureza, cederam as áreas para os trabalhos realizados”, comemora o engenheiro Guilherme.
Como fazer para proteger uma nascente?
Pessoas interessadas em proteger ou recuperar uma nascente devem entrar em contato com o Comitê para solicitar mais informações do andamento do projeto. Ela será inscrita em um pequeno cadastro para que, quando houver novos recursos destinados à proteção e recuperação de nascentes, possa ter seu pedido atendido. Dependendo da localização desta nascente na Bacia Hidrográfica RH9, a nascente será vistoriada e catalogada antes mesmo de existir recursos para a recuperação da mesma.
Bacia e as sub-bacias
A Bacia Hidrográfica (RH9) foi dividida em cinco sub-bacias, segundo a rede hidrográfica:
• Complexo Lagunar: municípios de Imaruí, Imbituba, Pescaria Brava e Laguna