Rio Urussanga

UM ABRAÇO SIMBOLICO AO RIO URUSSANGA NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

21/03/2011
"No dia Mundial a Água, 22 de março de 2011, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga promoveu um evento especial em Morro da Fumaça: ""RIO URUSSANGA - um grito de alerta... um abraço de esperança."", envolvendo as secretarias municipais de educação dos nove municípios inseridos na bacia. "
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga promoveu no dia 22 de março, em Morro da Fumaça, um evento intitulado “ RIO URUSSANGA: um grito de alerta... um abraço de esperança”, envolvendo cerca de 300 escolares da 5ª a 9ª série do Ensino Fundamental. Foram convidadas as Secretarias de Educação dos municípios inseridos na Bacia do Rio Urussanga: Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Urussanga, Içara, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras grandes e Criciúma. O objetivo do evento foi “ alertar todos para a necessidade urgente de ações concretas para a proteção, preservação e recuperação da Bacia do Rio Urussanga”. Compareceram também representan-tes de entidades membros do Comitê, de setores de Educação , Saúde, Planejamento e Agricultura, diretores de escolas e professores. Os grupos foram recepcionados no Ginásio da Escola Princesa Isabel, de Morro da Fumaça, aonde o professor da UNESC, José Carlos Virtuoso, Mestre em Ciências Ambientais, proferiu a palestra “Água e cidadania: desafios para a preservação da vida”. Uma mensagem especial foi transmitida pelo Padre Orlando. O ponto mais emo-cionante do evento foi quando todos os grupos se dirigiram para um trecho do Rio Urussanga, portando cartazes e faixas e, sobre a ponte, todos estenderam o braço direito sobre o rio e oraram juntos pedindo a Deus a proteção das nossas águas. A seguir todos se abraçaram, num gesto de união e solidariedade.