Rio Urussanga

Realizada, em Passo Fundo – RS, a Oficina da Região Hidrográfica do Uruguai para discutir a revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos.

08/08/2010
Oficina aponta “Usos Múltiplos” como prioridade para o novo Plano no horizonte 2010 -2015.
Nos dias 03 e 04 de agosto de 2010, aconteceu, em Passo Fundo/RS, a Oficina Regional da Bacia Hidrográfica do Uruguai, que teve como objetivo a discussão e priorização de subprogramas e definição de metas e ações para o Plano Nacional de Recursos Hídricos para o período 2010 – 2015, com base na resolução 058 do CNRH.
A oficina contou com a participação de representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas, dos órgãos gestores dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, de membros da SRHU (Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano) e da ANA (Agência Nacional de Águas). A metodologia de trabalho possibilitou a ampla participação e a formulação de sugestões que buscaram o consenso na elaboração de propostas. Primeiramente, com base em informações levantadas no Plano Nacional de Recursos Hídricos de 2005, foi gerado um mapa com as possibilidades vocacionais para a bacia, atuais e potenciais. Posteriormente foram pontuados os conflitos existentes, com base na experiência dos participantes da oficina. A partir dessas ponderações, em uma terceira etapa, foram propostas as ações e metas a serem incluídas nos eixos temáticos. O eixo que mais se destacou foi o de “Usos Múltiplos e Gestão Integrada de Recursos Hídricos”, o que denota o interesse comum em conciliar usos na bacia. Este eixo compreende, segundo o programa, a gestão da oferta, da ampliação, da racionalização e do reúso da água, bem como a gestão de demandas, resolução de conflitos, uso múltiplo e integrado, além de saneamento e gestão ambiental de recursos hídricos no meio urbano. Dentre as preocupações levantadas, estavam a questão da falta de saneamento básico e de tratamento de esgotos, sejam domésticos ou industriais, a necessidade de conciliação das atividades desenvolvidas com a preservação ambiental, além da adversidade sofrida com as estiagens e a estratégia de inclusão da bacia no Programa Nacional de Revitalização de Bacias.