Rio Urussanga

Entregue o Plano Estratégico de Gestão Integrada ao Comitê da Bacia do Rio Timbó

07/06/2010
No último dia 08 de junho de 2010 ocorreu no distrito de Santa Cruz do Timbó em Porto União, a entrega do Plano Estratégico de Gestão Integrada para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Timbó. Na oportunidade estavam presentes o Diretor de Recursos Hídricos, Dr. Flavio Rene Brea Victoria, representando o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS, Dr. Paulo Cesar da Costa, o Presidente em exercício da Fundação de Meio Ambiente – FATMA, Dr. Gilvani Voltolini e o Sr. Antônio M. Reinelli, Secretário Executivo do Comitê do Rio Timbó. Além dessas autoridades, estavam presentes secretários municipais, vereadores, gerentes e técnicos da FATMA e EPAGRI, representantes da comunidade local e usuários de água.
Segundo Dr. Flavio Rene Brea Victoria, “este plano proporcionou a organização e a sistematização de informações técnicas importantes para a gestão da água da região, permitindo a definição de estratégias para a implementação, gradativa e participativa, do Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Timbó.” Durante a elaboração deste planejamento, ocorreram diversas reuniões e seminários com a participação das comunidades locais e usuários de água em vários municípios da bacia.Entre os resultados finais destes planos estratégicos estão o diagnosticos dos recursos hídricos destas bacias, o balanço hídrico dos cursos de água existente em função do levantamento da demanda e disponibilidade hídrica existente, a identificação dos conflitos atuais e futuros e por fim os planos e ações estratégicas, emergênciais, de curto e médio prazo que deveram serem executadas para delimir o sconflitos existentes. Todas estas informações estão disponíveis nos relatórios impressos que estão sendo entregues ao comitê, e também nas bibliotecas virtuais na internet através do seguinte endereço eletrônico: http://www.aguas.sc.gov.br/planotimbó. Este plano estratégico foi financiado pelo Projeto PRAPEM / Microbacias 2, sendo elaborado pela Empresa MPB Engenharia Ltda sob a coordenação da SDS através da Diretoria de Recursos Hídricos.