Rio Urussanga

Técnicos qua atuam no Comitê do Rio Urussanga visitam a Prefeitura de Jaguaruna

16/09/2013
Na última terça-feira, dia 16, o prefeito de Jaguaruna, Luiz Arnaldo Napoli, e os responsáveis pelos setores de educação, indústria e comércio, administração e agricultura daquele município, se reuniram com a consultora do Programa SC Rural que atua no Comitê do Rio Urussanga e com o assessor administrativo José Elson Bittencourt, para discutir as atividades do Comitê do Rio Urussanga e o apoio e parceria do município na gestão dos recursos hídricos da bacia hidrográfica em que está inserido.
Na última terça-feira, 16 de setembro, a consultora técnica do Programa SC Rural, Cenilda Maria Mazzucco, e o assessor administrativo, José Elson Bittencourt, estiveram reunidos com o prefeito do município de Jaguaruna, Luiz Arnaldo Napoli, secretários e diretores, bem como representantes da Câmara de Vereadores. Os técncios repassaram informações sobre as atividades do Comitê, o apoio do Programa SC Rural na gestão das águas catarinenses, projetos e ações em andamento e articularam parcerias e apoio em atividades como cadastro de usuários de água, levantamento das lideranças do município, ações de educação ambiental voltadas para recursos hídricos e outras ações de gestão de recursos hídricos. Os presentes apontaram vários problemas identificados no município em consequência do assoreamento do Rio Urussanga, uma vez que o município está situado na foz e recebe todo o material que é carreado pelo rio. Outra preocupação relatada pelo prefeito Luiz Napoli e pelo vereador José Gonçalves Guimarães é com o avanço da cunha salina e os impactos causados na região, Os participantes aguardam com expectativa as audiências públicas que deverão ser realizadas para apresentar os estudos sobre o desassoreamento do Rio Urussanga, na esperança de que, em breve, encontrem uma solução para os problemas.
Colocaram-se à disposição para apoiar o cadastro de usuários de água do município, a Secretaria de Agricultura, o Sindicato Rural de Jaguaruna e a Associaçao Empresarial de Jaguaruna e Sangão. Em relação às ações de educação ambiental, o secretário de educação , Vanderlei Margirio dos Santos, apoia o projeto de educação ambiental do Comitê, sendo que no próximo dia trinta, ele pretende acompanhar o grupo de escolares de Jaguaruna, que participará da sáida a campo das nascentes à foz do Rio Urussanga.