Rio Urussanga

Técnicos que atuam nos Comitês dos rios Urussanga e Tubarão visitam a Prefeitura de Sangão

04/09/2013
No dia 05 de setembro, os consultores do Programa SC Rural e técnicos dos Comitês dos rios Urussanga e Tubarão levaram informações sobre as atividades dos comitês e articularam apoio do prefeito do município de Sangão, Castilho Silvano Vieira e representantes dos setores de agricultura, meio ambiente e educação.
"Nesta quinta-feira, 05 de setembro, representantes dos Comitês dos Rios Urussanga e Tubarão, efetuaram uma visita técnica à Prefeitura Municipal de Sangão. Representando o Comitê do Rio Urussanga, participaram da reunião, a consultora do Programa SC Rural, Cenilda Maria Mazzucco, e o assessor administrativo José Elson Bittencourt. O consultor do Programa SC Rural Guilherme Junkes Herdt e Amanda Madeira representaram o Comitê do Rio Tubarão. O prefeito de Sangão, Castilho Silvano Vieira, participou da reunião juntamente com os representantes das Secretarias de Agricultura e Educação, e do Instituto de Meio Ambiente de Sangão - IMASA. ""O objetivo da visita é buscar uma aproximação com os gestores públicos, levar informações sobre as atividades do Comitê e buscar apoio e parceria na gestão dos recursos hídricos"", citou a consultora Cenilda. Foram repassadas informações sobre as atividades dos comitês de bacia e ações e projetos em andamento. O prefeito Castilho demonstrou interesse "" Quero conhecer mais sobre bacia hidrográfica e o trabalho dos comitês"". Foi solicitado apoio e parceria em atividades junto aos Comitês nas áreas de educação ambiental, levantamento de lideranças do município e no cadastro de usuários de água. O representante do setor de agricultura, Marco Antonio Remor, destacou a importância das atividades de proteção de seis nascentes no município de Sangão, desenvolvidas pelo Comitê do Rio Tubarão. Em relação ao setor de educação, a bióloga Camila Demo Adriano, disse que já participou de um curso de capacitação de educadores organizado pelo Comitê do Rio Urussanga e elogiou as atividades de educação ambiental proporcionando aos escolares saídas a campo para conhecer a realidade do Rio Urussanga, das nascentes à foz. Ao encerrar as discussões, foram definidos como apoio aos comitês, no setor de educação, Sheila Serafim, do Instituto de Meio Ambiente de Sangão e em cadastro de usuários de água, Marco Antonio Remor, da Secretaria de Agricultura."