Rio Urussanga

Desassoreamento do Rio Urussanga é discutido em reunião na SDR de Criciúma

03/04/2013
Na última quarta-feira, 03 de abril, representantes dos municípios inseridos na Bacia do Rio Urussanga e de entidades membros do Comitê Urussanga estiveram reunidos para dar encaminhamentos ao projeto de desassoreamento do Rio Urussanga, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais e Teconológicas - IPAT, da UNESC.
"O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga articulou junto à SDR de Criciúma, a realização de uma reunião com representantes dos dez municípios inseridos na Bacia e de entidades membros do Comitê Urussanga, com o objetivo de dar andamento aos estudos e projeto de desassoreamentp de um trecho de 43,5 km do Rio Urussanga. Os pesquisadores do IPAT/UNESC apresentaram de forma simplificada o projeto e os representantes dos municípios que estavam presentes definiram que a SDR Criciúma deverá ser o órgão responsável para dar prosseguimento ao projeto contratado pelos prefeitos, na busca das licenças ambientais e realização das audiências públicas para que a comunidade possa participar e dar a sua opinião. O pesquisador Clovis Savi destacou que ""ainda há muito que ser avaliado"". O desassoreamento é um pedido antigo da comunidade para que sejam evitadas as cheias que acontecem todos os anos. ""Queremos que este assunto seja retomado com a atenção necessária e com muita responsabilidade"", cita o presidente do Comit~e Urussanga, José Carlos Virtuoso."