Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Planejamento Estratégico é discutido pela Câmara Técnica Institucional e Administrativa Destaque

Comitê Rio do Peixe

Por meio de videoconferência, os representantes das organizações-membro integrantes da Câmara Técnica para Assuntos Institucionais e Administrativos do Comitê Peixe reuniram-se na tarde do dia 12 de dezembro para finalizar as atividades de 2023 e encaminhar novas demandas para 2024.

Uma das atividades previstas para o ano seguinte é a realização do Planejamento Estratégico do Comitê Peixe. Nesse sentido, com o objetivo de validar uma metodologia para a atividade e determinar uma agenda de trabalho, o Senhor. Rafael Leão, Técnico de Gestão Ambiental da Entidade Executiva UNC, foi convidado para participar da reunião e apresentar a metodologia que está sendo aplicada nos demais Comitês do Agrupamento Uruguai.

Segundo Rafael, o planejamento estratégico é um processo que utiliza ferramentas metodológicas para provocar uma reflexão de longo prazo. Ele busca construir, de forma participativa, os elementos de identidade do Comitê, além de estabelecer metas e estratégias para tornar seu papel efetivo perante a sociedade, de acordo com suas atribuições legais. Em suma, o planejamento responde a três questões fundamentais: 1) Onde estamos? 2) Onde queremos chegar? 3) Como chegar lá?

Para o coordenador da Câmara Técnica, Senhor. Maurício Perazzoli, a metodologia apresentada é consolidada no âmbito das instituições. Ele destaca que "a metodologia proposta é bastante difundida e, por isso, é muito importante estarmos aplicando-a para compreendermos como estamos e onde queremos chegar". Maurício ressalta ainda que o planejamento será uma oportunidade para o Comitê unir forças e reivindicar a elaboração do Plano de Bacia junto ao Governo do Estado, uma vez que os esforços realizados durante este ano não surtiram o efeito desejado em virtude da morosidade para a reestruturação da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde.

Em comum acordo, os presentes definiram a data de 22 de fevereiro de 2024, no período da tarde, para a realização do primeiro encontro do Planejamento Estratégico. Devido à natureza participativa da metodologia, a Câmara Técnica optou por realizar a primeira atividade, presencialmente, no município de Joaçaba. O convite para o encontro será estendido a toda a plenária, com o intuito de tornar a atividade dinâmica e participativa, proporcionando a todos a expressão de seus anseios em relação ao Comitê Peixe.

Ainda nessa oportunidade, os participantes da reunião definiram uma agenda prévia para as reuniões da Câmara Técnica em 2024. Embora as datas não tenham sido definidas, acordou-se a realização de uma reunião por trimestre, com a possibilidade de convocação de reuniões extraordinárias pelo coordenador, caso haja demanda.

Ler 255 vezes