Rio do Peixe e Bacias Contíguas

VII Seminário Regional da Água discute estratégias para a gestão de crise hídrica Destaque

Comitê Rio do Peixe

No último dia 20 de setembro, foi realizado o VII Seminário Regional da Água, no município de Água Doce, que integra a área de gestão abrangida pelo Comitê Peixe. Com início às 13h30, o evento abordou o tema "Como podemos enfrentar a crise hídrica?", e contou com a presença de mais de 120 pessoas, incluindo representantes do Poder Público Municipal, representantes da EPAGRI, técnicos de empresas, discentes, entre outros.

Conforme o Presidente do Comitê, Maurício Perazzoli, o Seminário ressalta o protagonismo necessário da preservação dos recursos hídricos. "A escolha do tema se deu pelo fato de que nos últimos anos vem se intensificando situações escassez hídrica a nível da Bacia Hidrográfica, obrigando o Poder Público municipal a tomar providências emergenciais para o fornecimento de água para alguns usuários dos municípios, especialmente produtores rurais", explica.

Perazzoli foi um dos palestrantes da tarde, onde apresentou formas de mediação e mitigação frente às situações emergenciais. "O evento buscou apresentar alternativas para diminuir os problemas da crise hídrica, focando no planejamento adequado da gestão dos recursos hídricos", completa.

Quem também explanou assuntos de importância ao público foi o Secretário Executivo do Comitê, Ricardo Marcelo de Menezes. "A gestão dos recursos hídricos precisa ter mais espaço na sociedade a fim de minimizar os prejuízos que tem acontecido ao longo do tempo, pela falta de atenção do poder público Estadual e Federal ao tema. Os investimentos devem ser ampliados, em proteção de nascentes, cuidado com os rios e pagamento por serviços ambientais, em especial aos agricultores, que não podem arcar com essa responsabilidade sozinhos. Já temos muitos dados e informações, e agora precisamos de recursos e ações", argumenta.

O êxito da iniciativa revela que a atuação do Comitê Peixe é essencial na transmissão de informações à comunidade e seus representantes, promovendo um futuro de valorização da água, com consumo consciente e sustentabilidade.

Ler 835 vezes