Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Comitê Peixe participa do XXV ENCOB em Natal/RN Destaque

Comitê Rio do Peixe

O Comitê Peixe marcou presença no XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado de 21 a 25 de agosto em Natal, no Rio Grande do Norte. Com o tema “Águas do Brasil: governança, adaptação e desenvolvimento”, o evento foi considerado o maior entre as edições já realizadas, e teve como representantes do Comitê o seu atual presidente, Mauricio Perazzoli e o vice-presidente, Andrei Goldbach.

Entre as pautas abordadas no ENCOB, estiveram instrumentos de gestão das águas, Política Nacional de Recursos Hídricos e outras políticas públicas e temas transversais envolvendo a água, seu uso e impactos no dia a dia. A participação ressalta o compromisso do Comitê com o futuro dos recursos hídricos em seu âmbito de atuação, que abrange 28 municípios.

Conforme o website do evento, um dos principais objetivos da realização é “possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos”. Neste sentido, o propósito vai ao encontro das ações planejadas pelo Comitê Peixe, visando sempre o respeito à água e à sustentabilidade ambiental.

Outro importante objetivo do ENCOB é oportunizar a apresentação de cases de sucesso relacionadas à gestão das águas pelos Comitês, além de proporcionar espaço para a exposição de trabalhos técnicos desenvolvidos nas bacias hidrográficas. Nesse sentido, o presidente do Comitê Peixe, Maurício Perazzoli, aproveitou a oportunidade para expor o trabalho desenvolvido em parceria com Luana Cristina Ramos Rosa, intitulado “Simulação de cenários para determinação de parâmetro de aproveitamento de águas pluviais na Bacia do Arroio do Ameixa, Fraiburgo/SC.”

A participação em acontecimentos como o ENCOB fortalece a atuação dos Comitês, uma vez que as informações e conhecimentos transmitidos durante o evento são compartilhadas com os membros e, posteriormente, difundidas às comunidades de abrangência. O encontro deste ano introduziu assuntos de extrema relevância para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Ler 737 vezes Última modificação em Terça, 29 Agosto 2023 10:23