Rio do Peixe e Bacias Contíguas

RBVerde envolve comunidade em ações educativas alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente Destaque

Comitê Rio do Peixe
Laís Bruna Verona, bolsista de recursos hídricos da UNC e Andrei Goldbach, vice-presidente do Comitê Peixe. Laís Bruna Verona, bolsista de recursos hídricos da UNC e Andrei Goldbach, vice-presidente do Comitê Peixe.

No último dia 03 de junho aconteceu o evento RBVerde em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Tendo como idealizadora a RBV Rádios, a ação contou com a participação de diversas entidades engajadas na promoção do conhecimento e da conscientização ambiental, e ocorreu de forma simultânea em 5 municípios: Caçador, Canoinhas, Capinzal, Tangará e Videira.

O Comitê Peixe esteve presente no RBVerde em Videira, no Largo da Estação, das 09h00 às 13h00, por meio da representação do vice-presidente Andrei Goldbach e da bolsista de recursos hídricos da entidade executiva UNC, Laís Bruna Verona. Junto ao stand da UNOESC, organização-membro do Comitê, foi realizada a distribuição de materiais informativos sobre o trabalho desenvolvido pelo Comitê, sobre práticas para reduzir o desperdício de água e para reaproveitar a água da chuva, além de outros materiais.

Em Videira, diversas organizações-membro do Comitê também participaram do evento: a UNOESC, além de ser um dos patrocinadores, realizou distribuição de mudas nativas; coleta de medicamentos vencidos; receitas e distribuição de bolos produzidos por meio do reaproveitamento de frutas; a VISAN apresentou à comunidade o processo de tratamento de água, por meio da exposição de uma micro estação de tratamento e distribuiu copos de água para os visitantes; e a EPAGRI demonstrou como fazer uma composteira doméstica e cultivo de produtos orgânicos, e promoveu o recolhimento de garrafas de vidro de suco de uva e vinho.

O Comitê também se fez presente na ação ocorrida em Caçador, por meio das organizações-membro ONG Gato do Mato e Prefeitura Municipal de Caçador. Pela ONG Gato do Mato, participou o presidente da organização e membro titular da entidade no Comitê, Anderson Copini. Na oportunidade, foi realizada a distribuição de materiais informativos da ONG e do Comitê; e apresentação do trabalho de monitoramento da fauna silvestre na região de Caçador por meio de fotos, vídeos e moldes de pegadas dos animais.

À esquerda, Anderson Clayton Copini, presidente da ONG Gato do Mato e representante titular da entidade no Comitê Peixe.

Pela Prefeitura de Caçador, participou a bióloga e membro titular do Comitê pela entidade, Andréa Tozzo Marafon, que integra a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município. O Poder Público Municipal fez a distribuição de mudas nativas.

À esquerda, Andréa Tozzo Marafon, funcionária da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Caçador e representante titular da entidade no Comitê Peixe.

Apesar de acontecer em locais diferentes, o objetivo do RBVerde foi um só: reforçar a consciência ambiental através de pequenas ou grandes atitudes, cuidando do meio ambiente e preservando os recursos naturais. Através da iniciativa da RBV Rádios, com o protagonismo de suas emissoras em Caçador, Canoinhas, Capinzal, Tangará e Videira, que puxaram esse movimento com o engajamento pra valer de entidades, empresas e a comunidade em geral, o evento superou todas as expectativas.

Ler 921 vezes Última modificação em Segunda, 05 Junho 2023 17:00