Rio do Peixe e Bacias Contíguas

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: DATA IMPORTANTE PARA O COMITÊ DO PEIXE Destaque

Vinicius Constante

Neste dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água – um momento oportuno para aprofundar os debates e reflexões sobre esse bem vital para a humanidade. Neste contexto, os Comitês de Bacias Hidrográficas são atores importantes no fomento às ações de educação ambiental e ao uso racional e sustentável dos recursos hídricos. Em 2023, teve início um arrojado trabalho que pretende dar ênfase a gestão da água, contemplando cinco comitês de bacias hidrográficas de Santa Catarina: Antas e Peperi-guaçú; Chapecó e Irani; Jacutinga; Peixe e Canoas e Pelotas. Assessorado pela Universidade do Contestado (UNC), o projeto denominado Comitês de Bacias Hidrográficas Oeste está em plena atividade, abrangendo aproximadamente metade do território de Santa Catarina.

A Bacia do Peixe é composta por 28 municípios, total ou parcialmente, incluindo: Água Doce, Alto Bela Vista, Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Campos Novos, Capinzal, Erval Velho, Fraiburgo, Herval D'Oeste, Ibiam, Ibicaré, Iomerê, Ipira, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Macieira, Ouro, Peritiba, Pinheiro Preto, Piratuba, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Treze Tílias, Videira e Zortéa. Sua ampla abrangência fortalece a importância do protagonismo no cuidado com os recursos hídricos.

O Presidente do Comitê, Maurício Perazzoli, ressalta a contribuição protagonizada pelo órgão nos últimos anos. “Ao longo dos anos, viemos promovendo palestras, seminários, fórum sobre a temática, além de publicações nas mídias sociais e veículos de comunicação”, explica, detalhando exemplos de tomada de ação propostos no âmbito do rio e seus afluentes.

No contexto regional, Perazzoli aponta que há desafios a serem superados. “Relacionam-se à qualidade da água - em decorrência da falta de tratamento adequado dos efluentes, tanto industriais quanto domésticos, e também problemas relativos à falta de água em períodos de seca/estiagem (escassez hídrica)”, menciona.

Para os próximos meses do ano, o projeto liderado pela Universidade do Contestado (UNC), importante parceira, é visto com excelentes perspectivas pelo Presidente. “O projeto que visa a manutenção e operacionalização dos Comitês de Bacia tem extrema importância, pois é através dele que o Comitê consegue reativar seu funcionamento e dar continuidade a suas atividades previstas”, finaliza.

Ler 1105 vezes