Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Câmara Técnica de Crise Hídrica planeja atividades para 2024 Destaque

Comitê Rio do Peixe

Aconteceu, na quinta-feira, dia 14, a última reunião da Câmara Técnica de Crise Hídrica do Comitê Peixe no ano de 2023. O tema principal foi o avanço do diagnóstico das propriedades rurais da micro bacia do rio Água Doce. A atividade proposta pela Câmara Técnica tem como objetivo obter informações sobre a caracterização dos usuários de água do meio rural na microbacia do rio Água Doce, caracterizando as demandas e disponibilidades hídricas da propriedade para auxiliar o Estado, Municípios e usuários de água na gestão dos recursos hídricos e na tomada de decisão para diminuir os efeitos dos períodos de escassez hídrica.

O representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Água Doce, Ênio Mário Mendes, e a assessora técnica da Entidade Executiva UNC, Laís Bruna Verona, que estão à frente dos trabalhos de campo, apresentaram durante o encontro as atividades que foram realizadas nos últimos meses. Dentre elas, destacaram o fechamento de parceria com o Colégio Agrícola de Água Doce – CEDUP, para realizar a aplicação do questionário nas propriedades rurais e com a Secretaria de Agricultura do município para a disponibilização de veículos para o transporte dos alunos até as propriedades. Ainda, fizeram um relato sobre a capacitação que foi realizada com os alunos de segundo ano do CEDUP sobre os principais conceitos relacionados à gestão da água e sobre as questões que serão trabalhadas com os produtores rurais.

Para o representante do Sindicato, Sr. Ênio Mário Mendes, a aplicação do questionário será importante para a mobilização e engajamento da comunidade água-docense. “A expectativa da aplicação do questionário é que desenvolvamos um importante trabalho, envolvendo diversas instituições, locais e regionais, como: o Comitê Peixe, a Prefeitura Municipal, a EPAGRI, o Sindicato Rural, o CEDUP e as famílias alocadas nas áreas rurais da micro bacia. “

Ênio ainda destaca que a iniciativa é ponto de partida para projetos mais abrangentes. “A aplicação do questionário irá permitir que o Comitê tenha informações sobre as principais deficiências das propriedades rurais, e, com isso, poderá elaborar projetos para captar recursos financeiros para auxiliar na melhoria do saneamento rural das propriedades e, consequentemente, na qualidade dos recursos hídricos. Esperamos que este projeto seja exemplo no futuro e seja expandido para toda a bacia hidrográfica.”

Durante as discussões, ainda foi apresentado um cronograma prévio das atividades para o primeiro semestre de 2024. A primeira atividade, prevista para o mês de fevereiro, trata-se de uma oficina prática de aplicação do questionário com os alunos selecionados para desenvolver o trabalho de campo. Segundo a assessora técnica da Entidade Executiva UNC, Laís Bruna Verona, é fundamental que os alunos sejam capacitados. “A primeira capacitação, ofertada em 28 de novembro, serviu como uma introdução aos temas e conceitos embutidos no questionário. Porém, para a atividade de campo, é fundamental que os alunos visualizem e compreendam todas as questões que serão trabalhadas com os produtores rurais, para ter aptidão para sanar todas as dúvidas que porventura surjam.”

Já a segunda atividade, prevista para o mês de março, será a aplicação do questionário nas 50 propriedades rurais. Laís ressalta que o apoio da Secretaria de Agricultura será fundamental para esta etapa, uma vez que irá disponibilizar veículos e motoristas para realizar o transporte dos alunos até as propriedades. Após a atividade de campo, o trabalho retornará para a Câmara Técnica de Crise Hídrica, que será responsável por analisar os dados coletados, elencar as principais deficiências das propriedades e definir uma linha de estratégica de projeto.

Ler 305 vezes