Rio do Peixe e Bacias Contíguas

2º Encontro do Planejamento Estratégico define Missão e Visão do Comitê Peixe Destaque

Comitê Rio do Peixe

Na tarde do dia 04 de abril, foi realizada a segunda etapa do Planejamento Estratégico com os representantes das organizações-membro do Comitê Peixe. O encontro, que ocorreu de forma virtual, foi conduzido pelo Técnico de Gestão Ambiental da Entidade Executiva UNC, Sr. Rafael Leão, e contou com a participação de 27 pessoas, sendo 22 representantes de organizações-membro. O objetivo central do encontro foi a discussão e a elaboração da Missão e da Visão Estratégica do Comitê Peixe.

Conforme Junior e Cordioli (2021), “a missão traduz a razão de ser, deixa claro o real compromisso, justificando sua existência”. Com base nessa definição, o Sr. Rafael Leão conduziu a discussão e instigou os participantes sobre qual é a missão do comitê de bacia. Por meio de uma metodologia dinâmica, ao final dos trabalhos, definiu-se que a missão do Comitê Peixe é “Promover o debate e deliberar ações de forma contínua e participativa para a gestão dos recursos hídricos, visando o desenvolvimento e a sustentabilidade da Bacia do Rio do Peixe”

Para a definição da Visão Estratégica, o Engenheiro Rafael incentivou os participantes a refletirem sobre o ideal e as aspirações a respeito do futuro, ou ainda, pensarem na visão estratégica como uma bússola para o Comitê, com o intuito de direcionar e indicar onde se pretende chegar em determinado período de tempo. Com isso, após intensas discussões em grupo, definiu-se que a Visão Estratégica do Comitê Peixe é “Ser referência na articulação de ações para a proteção dos recursos hídricos, na informação e mediação de conflitos, de forma participativa na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe (até 2029).”

Agora, a terceira e última etapa do Planejamento Estratégico é a definição dos objetivos e ações estratégicas para alcançar as metas pretendidas pelo Comitê. O encontro acontecerá no dia 08 de maio, de forma presencial na UNOESC de Videira. Neste contexto, a presidência e a secretaria executiva reforçam o convite para os representantes das organizações-membro participarem, uma vez que esta etapa é fundamental para o direcionamento dos trabalhos do Comitê pelos próximos 5 anos.

Sobre o Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é um instrumento essencial para mapear as ações que serão desencadeadas pelo Comitê Peixe nos próximos anos, possibilitando uma visão a longo prazo e projetando quais as prioridades, desafios e projetos que serão executados. Trata-se de mais um passo importante para o fortalecimento do Comitê em toda a sua área de atuação.

A elaboração do Planejamento Estratégico é mais um dos desafios previstos para este ano no Comitê Peixe. O órgão tem uma gama de atividades programadas, todas relacionadas à gestão dos recursos hídricos. Além das capacitações e reuniões de rotina, o Comitê irá participar de uma série de eventos, fortalecendo ainda mais o seu papel dentro da sociedade.

Ler 170 vezes