SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE
RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Notícias

Notícias (51)

Segunda, 13 Janeiro 2020 17:05

Edital de Chamada Pública FAPESC

Escrito por

Edital de Chamada Pública FAPESC nº 19/2019 – Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada nas Áreas de Recursos Hídricos e Saneamento

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) torna público o Edital de Chamada Pública FAPESC nº 19/2019 – Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada nas Áreas de Recursos Hídricos e Saneamento definida no âmbito do Acordo de Cooperação nº 02/2019 entre a FAPESC e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) para a seleção de bolsistas para Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (PROGESTÃO – 2º CICLO).

Site:http://www.fapesc.sc.gov.br/

Técnicos da DRHI/SDS estiveram em Chapecó no dia de ontem (27) para participar da Assembleia Geral Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Chapecó, Irani e Bacias Contíguas. No evento, houve apresentação das atividades do comitê e prestação de contas referente ao ano de 2018. Houve também a apresentação da Entidade Executiva – 1º Bimestre do corrente ano, da nova estrutura de funcionamento do Comitê, do Plano de Aplicação de Recursos, bem como a aprovação do Plano de Comunicação; do Plano de Capacitação e do Parecer da Câmara Técnica. Também foi discutido de aprovado o Plano de Trabalho para o ano de 2019.

Dando continuidade a maratona de Assembleias dos Comitês de Bacias do Oeste catarinense, a DRHI/SDS, através de sua equipe técnica, esteve em Joaçaba na tarde de hoje (26), onde participou da Assembleia Geral Extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe que teve como pauta o processo eleitoral do referido Comitê. Na sequencia deste evento, houve a Assembleia Geral Ordinária – AGO que apresentou a Prestação de Contas do exercício anterior; o Relatório de Atividades do Comitê em 2018 e da Entidade Executiva; a nova estrutura de funcionamento do Comitê; o Plano de Aplicação de Recursos para o ano de 2019; o Plano de Comunicação; o Plano de Capacitação e o Plano de Trabalho para o ano de 2019.

Técnico da DRHI/SDS, Cesar Rodolfo Seibt, participou da Assembleia Geral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga, em Concórdia, o qual também debateu sobre as Assembleias Setoriais Públicas. No evento, foi apresentada a nova diretoria do Comitê que foi eleita no dia de hoje (26). Durante a Assembleia, também houve a apresentação da nova entidade executiva; prestação de contas e apresentação do relatório de atividades do ano de 2018, bem como a apresentação do planejamento para o ano de 2019 e do plano de aplicação financeira. Além disso, houve a aprovação do Plano de capacitação e o Plano de mobilização e comunicação, além do calendário de reuniões, assembleias e eventos para o corrente ano.

 

 

 

Na última quinta-feira (14) os técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos – DRH/SDS, Cesar Rodolfo Seibt e Rui Batista Antunes estiveram em Jaraguá do Sul, para apresentar, aos membros do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, a Resolução n° 19/2017 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CERH que trata, dentre outros temas, sobre o processo de seleção, renovação e substituição das organizações-membros nos comitês.

A palestra foi ministrada durante a Assembleia Geral Ordinária- AGO do Comitê da Bacia do Rio Itapocu. Além da Resolução n° 19/2017, os técnicos da SDS/DRHI apesentaram o Programa QUALIÁGUA da Agência Nacional de Águas (ANA), que fará o monitoramento da qualidade das águas da Rede de Monitoramento de Qualidade das Águas na vertente litorânea do Estado de Santa Catarina por cinco anos do contrato (2019 a 2023).

Na ocasião da AGO foi realizada a eleição da nova diretoria do comitê, onde foram eleitos Sérgio Victor Santini, Lilian Fernanda Sfendrych Gonçalves e Karine Rosilene Holler, para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário Executivo, respectivamente.



 

Técnicos da Diretoria de Recursos Hídricos – DRH estiveram nesta última quarta-feira (13), em Criciúma, para apresentar, aos membros do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, sobre o processo de seleção, renovação e substituição das organizações-membros nos comitês, conforme Resolução n° 19/2017 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH.

A palestra foi ministrada durante a Assembleia Geral Ordinária- AGO do Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Após a AGO foi realizada a Oficina com o tema “Bacia Hidrográfica – Unidade Territorial de Planejamento de Recursos Hídricos, ofertada pela AGUAR – Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.

Segunda, 25 Fevereiro 2019 13:40

Monitoramento de Qualidade das Águas

Escrito por

Programa de Monitoramento de Qualidade da Água de Santa Catarina

 

A SDS/DRHI iniciará em 2019 o monitoramento de qualidade das águas da Rede de Monitoramento de Qualidade das Águas na vertente litorânea do Estado de Santa Catarina parte do Programa QUALIÁGUA da Agência Nacional de Águas (ANA) por cinco anos do contrato (2019 a 2023).

Desta forma, foi contratada uma empresa laboratorial, que irá realizar o monitoramento de qualidade das águas superficiais da vertente Atlântica do Estado de Santa Catarina, com o objetivo subsidiar medidas que promovam à conservação e a sustentabilidade da qualidade da água; dar apoio ao banco de dados sobre qualidade das águas que dará suporte ao planejamento, enquadramento, outorga de direito de uso e a fiscalização referente aos usos dos recursos hídricos no domínio estadual.

Foi aprovado no dia de ontem na sede do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz, através de 4 Assembleias Extraordinárias do Comitê Cubatão, as Etapas B, C, D e E do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Cubatão. Na ocasião estavam presentes, além de representantes do Comitê, técnicos da SDS e da UFSC. O Plano é um instrumento que orienta a gestão dos recursos hídricos e a implantação local das políticas públicas que envolvem este recursos natural. 

Foi aprovado no dia de ontem na sede do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz, através de 4 Assembleias Extraordinárias do Comitê Cubatão, as Etapas B, C, D e E do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Cubatão. Na ocasião estavam presentes, além de representantes do Comitê, técnicos da SDS e da UFSC. O Plano é um instrumento que orienta a gestão dos recursos hídricos e a implantação local das políticas públicas que envolvem este recursos natural. 

Dando continuidade a iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, de elaborar os Planos de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas catarinenses, foi lançado no dia de ontem, 31/10/2018, na sede do município do CDL de Balneário Camboriú, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contíguas.

 

Na ocasião foi destacado pelo Presidente do Comitê Camboriú a importância do Plano para os dois municípios, Balneário Camboriú e Camboriú, que dependem da água daquele rio para o abastecimento e demais usos.

 

O Plano de Recursos Hídricos visa fundamentar e orientar a implementação das ações previstas no mesmo e o gerenciamento dos recursos hídricos. É um planos de curto, médio e longo prazo, cujas ações e programa deverão ser executadas para solucionar os problemas de quantidade e qualidade da água daquele importante rio para a região.

 

Na atual gestão foi elaborado o Plano Estadual de Recursos Hídricos e os Planos das Bacias Hidrográficas dos rios das Antas e Itapocu. Atualmente encontram-se em execução os Planos das Bacias dos Rios Tijucas/Biguaçu, Cubatão/Madre, Canoinhas e Urussanga, estes dois últimos a serem lançados em 2019.

 

Pagina 1 de 4

Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros

(48) 3665-4200

Horário de Atendimento:

2a a 6a | 12h às 19h

Rod SC 401, km5, 4756 Ed. Office Park, bl. 2

Saco Grande, Florianópolis CEP 88032-00