Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Terceira etapa do Planejamento Estratégico será dia 08 de maio Destaque

Comitê Rio do Peixe

O Comitê Peixe realizará no dia 08 de maio, das 13h30 às 17h00, na UNOESC Videira, a terceira etapa da elaboração do Planejamento Estratégico. O foco deste encontro será a construção dos objetivos e planos estratégicos de ação. O público alvo são os representantes das organizações-membro. O Planejamento Estratégico é um processo de reflexão de longo prazo e constrói, de forma participativa, as metas e estratégias para contribuir com as atribuições legais do Comitê em prol da gestão da água no território.

Os trabalhos do Comitê Peixe, visando a elaboração do planejamento, iniciaram no dia 22 de fevereiro, com a participação de 16 representantes de organizações-membro. As atividades foram conduzidas pelo Técnico em Gestão Ambiental da Entidade Executiva UNC, o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Rafael Leão, que também contou com o apoio da Assessora Técnica do Comitê Peixe, a Engenheira Sanitarista e Ambiental, Laís Bruna Verona. O objetivo principal do encontro foi elencar as prioridades, pontuar os desafios e promover uma reflexão sobre as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, internas e externas ao Comitê.

Já a segunda etapa foi desenvolvida no dia 04 de abril. O encontro, que ocorreu de forma virtual, e também foi conduzido pelo Técnico de Gestão Ambiental da Entidade Executiva UNC, Rafael Leão, contou com a participação de 27 pessoas, sendo 22 representantes de organizações-membro. O objetivo central foi a discussão e a elaboração da Missão e da Visão Estratégica do Comitê Peixe. A Visão Estratégica do Comitê Peixe é “Ser referência na articulação de ações para a proteção dos recursos hídricos, na informação e mediação de conflitos, de forma participativa na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe (até 2029)". Já a Missão é “Promover o debate e deliberar ações de forma contínua e participativa para a gestão dos recursos hídricos, visando o desenvolvimento e a sustentabilidade da Bacia do Rio do Peixe”.

Para finalizar com êxito o planejamento, a terceira e última etapa irá compreender o desenvolvimento das estratégias e dos planos de ação a serem seguidos pelo Comitê nos próximos anos para atingir os objetivos traçados. A elaboração do Planejamento Estratégico é uma das ações prioritárias do Comitê Peixe, que vem cumprindo com as etapas que são determinantes para a conclusão do trabalho como um todo. A participação dos representantes de organizações-membro tem sido decisiva para que sejam atingidos os objetivos traçados. A cada etapa, o planejamento vem se consolidando e se completando em suas metas e propósitos.

Desde o ano de 2023, o Comitê Peixe está inserido do Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, que tem como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e como Agência Financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

A Bacia do Rio do Peixe é formada pelos seguintes municípios: Água Doce, Alto Bela Vista, Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Campos Novos, Capinzal, Erval Velho, Fraiburgo, Herval D'Oeste, Ibiam, Ibicaré, Iomerê, Ipira, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Macieira, Ouro, Peritiba, Pinheiro Preto, Piratuba, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Treze Tílias, Videira e Zortéa.

Ler 136 vezes