Rio Tijucas

MODELO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RJ É TEMA DE PALESTRA NA SDS

21/02/2011
"Florianópolis (21/2/2011) - O ""Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos do Rio de Janeiro e o Enfrentamento de Desastres"" foi tema de uma palestra ministrada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) por integrantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (21). O tema foi apresentado pela diretora de Gestão das Águas e do Território da entidade, Rosa Maria Formiga Johnsson, doutora em Ciências e Técnicas Ambientais pela Universidade de Paris, e engenheiro hidrólogo que coordena o Sistema de Alertas de Cheias do INEA, Luiz Paulo Viana.

"

Os palestrantes destacaram de que forma os sistemas de alertas estão sendo incorporados à gestão de recursos hídricos no Rio de Janeiro. Para Rosa Johnsson, é preciso se adaptar sempre e se preparar para o inesperado, além de promover uma mudança na forma de pensar da população para que as pessoas saibam como agir e se antecipar às tragédias climáticas.

“É importante conhecer práticas de outros estados que estão passando por esse processo de implantar um sistema de gestão de recursos hídricos, pois é uma experiência que também estamos vivenciando”, avalia o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Edison de Lima.

Para a diretora de Mudanças Climáticas, Flávia Hila, a ausência de uma gestão eficiente de recursos hídricos faz com que a população corra riscos climáticos e ambientais. ""Um bom gerenciamento e a integração de todos os órgãos relacionados ao meio ambiente são essenciais"", afirma.

Participaram do evento o público interno da Secretaria e membros das equipes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado.

Informações adicionais: Jornalista Rafael Paulo, telefone: (48) 3029-9074, email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
"