Rio Tijucas

Governo do Estado contrata empresa para realizar projeto de melhorias no abastecimento de água em Porto Belo, Bombinhas e Itapema

14/10/2013
Em 75 dias, empresa habilitada deve apresentar solução emergencial para a falta de água nestes municípios
Itapema, Porto Belo e Bombinhas, cidades que fazem parte da região conhecida como Costa Esmeralda, receberão um reforço de adução de água bruta para os sistemas hídricos de abastecimento.Na prática, estes municípios, que especialmente no verão, sofrem com a falta de água, passarão a ter o abastecimento regularizado. O repasse será feito pela SDS, a partir do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), via Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque para a Associação Caminho das Águas do Tijucas - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

O convênio, no valor de R$ 141.580,00, será firmado com a MPB Saneamento Ltda, empresa habilitada para execução dos trabalhos de ampliação do sistema de abastecimento púbico na região da Bacia do Rio Tijucas,nesta quinta-feira, 17, às 19h30, na Câmara de Vereadores de Bombinhas.

A partir da assinatura, a empresa terá um prazo de 75 dias para realizar um projeto de solução emergencial para reforçar a adução de água bruta para os sistemas de abastecimento de água destes municípios. Na seqüência, a empresa deve formular um projeto básico de para solução como captação, bombeamento e adutora de água bruta oriunda de uma bacia vizinha à Bacia do Rio Perequê, o que possibilitara o atendimento para os próximos 10 anos.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, este projeto representa um importante passo no processo que a SDS vem traçando na implementação da política estadual de recursos Hídricos que tem como um dos princípios fundamentais a utilização dos recursos hídricos como prioridade maior no abastecimento publico da população catarinense.
“Considerando a demanda crescente de turismo na região, estamos tomando uma medida de captação, bombeamento e adutora para os próximos dez anos”, conta o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.