Rio Tijucas

Comitê Tijucas é assunto de pauta da Sessão de Câmara de Vereadores

02/09/2013
A última sessão do mês de agosto da Câmara de Vereadores do município de Tijucas contou com a participação dos integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas: presidente Djalma Bittencourt, consultora do Programa SC Rural Aline Tomazi, técnico Zenir Atanázio e o responsável pela comunicação Julio César.

Na oportunidade, a consultora do Programa SC Rural fez uma explanação sobre o Comitê, “o Comitê foi instituído por um decreto estadual, no ano de 2001. Ao todo abrange 13 municípios e conta com 45 membros. Tijucas é a sede do Comitê, temos presidência, vice-presidência, secretaria executiva, comissão executiva composta por dois representantes da população, dois usuários de água e dois representantes dos órgãos da administração federal e estadual que são eleitos para mandato de dois anos”, disse. Aline ainda explicou que algumas das próximas ações do Comitê Tijucas previstas são cadastro da mata ciliar para que seja viabilizada a restauração da mesma, curso de produção de mudas nativas, 2º seminário sobre mata ciliar e participação no Encontro de Comitês de Bacia.

O Sr. Djalma também fez o uso da palavra e destacou a importância do plano de bacia, “nós já fizemos aqui em Tijucas o plano diretor, o plano de bacia nada mais é que um plano diretor da utilização do recurso hídrico no território, ele extrapola o limite do município. O plano diretor tem que se adequar ao plano de bacia, então é importante enfatizar a importância da Casa Legislativa no Comitê. É no Comitê que se define como será feita a cobrança pelo uso da água, também será definida a outorga”, explicou.

Para encerrar a participação, os membros do Comitê responderam a algumas perguntas dos parlamentares. Em seguida, foi iniciado o grande expediente da Sessão deste dia.