Rio Urussanga

Comitê Urussanga expõe ações em prol da conservação das águas na Praça Anita Garibaldi Destaque

06/06/2024

Em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente do município, órgão conversou com estudantes da rede municipal de ensino

Levar ensinamentos e conscientização para o maior número de pessoas possível, principalmente no que se relaciona com a conservação das águas, é um dos grandes objetivos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. Buscando concretizar tal escopo, o órgão participou de uma ação alusiva ao Dia do Meio Ambiente, na Praça Anita Garibaldi – área central de Urussanga – durante a manhã dessa quarta-feira, 05, momento em que apresentou o trabalho desenvolvido pelo órgão a estudantes da rede municipal de ensino.

A exposição aconteceu a convite da Diretoria de Meio Ambiente (DMA) de Urussanga. “O evento foi importante para as crianças e adolescentes conhecerem um pouco sobre o Comitê. Muitos levantaram a questão da má qualidade da água dos rios da nossa bacia e que esperam que ela melhore. Vi no olhar das crianças a esperança de um meio ambiente melhor”, ressalta a presidente do Comitê Urussanga, Lara Possamai Wessler.

Conforme o diretor da DMA de Urussanga e organizador do evento, Henrique Preve, a proposta da Diretoria de Meio Ambiente para marcar a passagem do dia alusivo à data buscou reunir parceiros do município, como o Comitê, para que estes abordassem a conscientização em várias áreas. “Tanto relacionada à questão hídrica, quanto à distribuição de mudas; o alerta quanto a construções em área de risco e a importância das Áreas de Preservação Permanente (APPs), à adoção de animais e combate aos maus tratos e abandono; à logística reversa e reciclagem; e a grande novidade, que foram as explicações relacionadas à taxidermia”, elenca.

Participou da ação, também, o ProFor Águas Unesc – equipe da Entidade Executiva que presta suporte ao Comitê -, por meio do seu coordenador técnico, José Carlos Virtuoso.