Rio Urussanga

Comitê Urussanga apresenta Projeto de Segurança Hídrica e Gestão das Águas em Pedras Grandes Destaque

03/04/2024

Diretoria do órgão, juntamente com integrantes do ProFor Águas Unesc, expôs iniciativa para a Fundação de Meio Ambiente do município

Nesta semana, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga apresentou o Projeto de Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas para a Fundação de Meio Ambiente de Pedras Grandes (FUMPEG). Juntamente com membros do ProFor Águas Unesc – equipe técnica da Entidade Executiva que presta suporte ao órgão –, a diretoria do órgão expôs a iniciativa, que já está em andamento no município de Urussanga.

O projeto, desenvolvido no ano anterior para o município urussanguense, resultou na elaboração da Minuta de Lei e sugestão na Câmara de Vereadores. Nesse contexto, com o objetivo de levar melhorias para toda a extensão da bacia, bem como atender à solicitação de um dos membros do Comitê, foram repassados os benefícios da iniciativa para o presidente da FUMPEG, Cidinei Galvanni, e para o engenheiro agrônomo da fundação, Gilmar Pezzopane Plá.

A Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas visa propor ferramentas diretamente voltadas à gestão hídrica, bem como integrar as legislações municipais já existentes. Cidades que optam por sua implementação podem, por exemplo, desenvolver projetos de “produção de água” com a aplicação de instrumentos como o Pagamento por Serviço Ambiental (PSA). Desta forma, para garantir a quantidade e a qualidade das águas, diversas propostas relacionadas à proteção, preservação, conservação e recuperação são elaboradas.

“Este primeiro contato com os representantes da FUMPEG foi muito válido, pois compartilhamos a experiência positiva que tivemos em Urussanga. Agora, ficamos no aguardo de um posicionamento para, possivelmente, auxiliarmos na implementação desta política no município”, ressalta a presidente do Comitê Urussanga, Lara Possamai Wessler.

A aproximação com a cidade - que está dentro da área de abrangência do Comitê Urussanga - se deu por conta da solicitação de um dos membros do órgão, o representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Benedito Possamai, que reside em Pedras Grandes e também participou da reunião, juntamente com o vice-presidente do Comitê, Fernando Damian Preve Filho.

Ainda na oportunidade, a equipe do ProFor Águas Unesc - representada pelo seu coordenador técnico, José Carlos Virtuoso, a técnica em gestão hídrica que presta suporte direto ao Comitê Urussanga, Graziela Elias, e a técnica de Apoio à Gestão, Simoni Daminelli Vieira - abordou sobre o trabalho e as atribuições do Comitê Urussanga, assim como da Entidade Executiva.